Portal Veloz

Governo de São Paulo mobiliza 1.500 policiais e prende 430 agressores na Operação M – Carnaval Seguro

Ação integrada de segurança reforça proteção à mulher na semana que antecede o Carnaval, com prisões, apreensões e serviços de apoio às vítimas

 O Governo de São Paulo intensificou nesta quarta-feira (11) as ações de proteção às mulheres com a deflagração da Operação M – Carnaval Seguro, que mobilizou 1.500 policiais, resultando na prisão de 430 agressores em todo o estado nas vésperas do Carnaval. A ação foi coordenada pela Secretaria de Segurança Pública, com apoio da Secretaria de Políticas para a Mulher.

 Iniciada na segunda-feira (9), a operação atingiu seu ponto alto no “Dia D” desta quarta, com o emprego de 770 viaturas em diversas regiões. Além das prisões, foram apreendidas 14 armas de fogo em flagrantes ligados a agressores.

 “Um agressor de mulher preso significa uma mulher, uma vida, uma família salva. Nós continuamos empenhados em acolher a vítima, no encaminhamento social, jurídico, para apoiá-la e também na qualificação de um ofício, se necessário, porque uma mulher com autonomia rompe o ciclo da violência”, afirmou Adriana Liporoni, secretária de Políticas para a Mulher.

 Segundo o secretário de Segurança Pública, Osvaldo Nico Gonçalves, a Operação M reforça o compromisso do Governo de São Paulo na proteção às mulheres. “Essa operação vem desde a anterior, a Hera II, no final do ano passado, quando fizemos 110 prisões com mandado e outras 200 em flagrante. Hoje começamos cedo, antes das 6h, cumprindo mandados de prisão por todo o estado para retirar agressores das ruas e interromper ciclos de violência”, declarou.

 O delegado-geral da Polícia Civil, Artur José Dian, destacou que 45 dos 430 presos estavam portando armas de fogo no momento do flagrante, reforçando a gravidade da violência enfrentada por muitas mulheres.

Rede de proteção e incentivo à denúncia

 A secretária de Políticas para a Mulher ressaltou que o Estado de São Paulo conta atualmente com 142 Delegacias de Defesa da Mulher (DDM) e 172 salas de atendimento para mulheres em delegacias convencionais. Além disso, a modalidade DDM Online possibilita que mulheres registrem boletins de ocorrência pela internet, facilitando o acesso à proteção.

 “Feminicídio é um crime complexo, mas geralmente é precedido por agressões verbais, morais e físicas. É nosso papel conscientizar essas mulheres que estão sendo agredidas para que denunciem, que confiem na polícia, que confiem em nosso governo, porque elas nunca estarão sozinhas”, afirmou Liporoni.

Operação Ano Novo, Vida Nova

 A iniciativa desta semana reforça uma série de ações integradas lideradas pelo governo estadual. Em dezembro, a Operação Ano Novo, Vida Nova cumpriu 562 mandados de prisão contra agressores entre os dias 29 e 30, com a participação de mais de 1,8 mil policiais civis. Na ocasião, 18 homens foram presos em flagrante e a maior parte das prisões ocorreu na Grande São Paulo.

SP Por Todas

 A Operação M integra o movimento SP Por Todas, do Governo do Estado de São Paulo, voltado à ampliação da visibilidade das políticas públicas de proteção, acolhimento e promoção da autonomia das mulheres. Entre as ações estruturantes está o aplicativo SP Mulher Segura, que conecta vítimas diretamente às forças policiais, além da expansão das DDMs com atendimento 24 horas.

 Mais informações sobre o programa podem ser encontradas em www.spportodas.sp.gov.br

Fonte: agência SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Buscar no Portal Veloz