Proposta de autoria da Prefeitura oferecerá cursos, palestras e workshops
Uma alternativa no combate à violência contra a mulher foi aprovada na Câmara Municipal de Limeira nesta segunda-feira, 9 de fevereiro, por meio do Projeto de Lei Nº 300/2025, de autoria da Prefeitura, que dispõe sobre o Programa de Defesa Pessoal para Mulheres em Limeira.
Dentre os objetivos do projeto estão oferecer habilidades de defesa pessoal para o auxílio na proteção à violência; capacitação para lidar com situações de abuso, prevenindo a ocorrência; ensinar técnicas de defesa pessoal para que saibam se defender e desvencilhar de determinadas situações; incentivar o protagonismo feminino possibilitando às participantes cuidarem do corpo e da mente e proporcionar autoconfiança.
Ministração de aulas, palestras, workshops, seminários, atividades congêneres, tendo como conteúdo mínimo técnicas de desvencilhamento e movimentos de autodefesa e identificação de riscos de forma a preveni-los são ações previstas no programa.
As inscrições no programa serão contínuas ao longo do ano e as mulheres com medidas protetivas judiciais decretadas terão prioridade.
Na justificativa, a Prefeitura afirma que as mulheres precisam se sentir mais seguras ao circularem pelas ruas e demais locais. “Vemos que a violência contra a mulher é uma grave realidade em todo o país, com índices alarmantes de feminicídio e outras formas de violência. Como forma de auxiliar o combate da violência contra a mulher, o presente projeto visa garantir às mulheres de Limeira um acesso seguro e eficaz à legítima defesa”.











