Academia Preparatória garante capacitação no próprio município e gera economia aos cofres públicos
Teve início nesta segunda-feira (2) o Curso de Formação Inicial dos novos Guardas Civis Municipais (GCMs) de Cordeirópolis. Ao todo, 12 novos agentes, convocados em janeiro pela prefeita Cristina Saad, começaram a preparação que permitirá a atuação nas ruas do município a partir de junho, em período de estágio probatório.
Os futuros guardas irão cumprir uma jornada de 822 horas de formação, por meio da Academia Preparatória da GCM de Cordeirópolis, criada durante a atual gestão. A prefeita acompanhou o início das aulas e destacou a importância do projeto para a segurança pública municipal.
“Quero parabenizar o esforço da equipe do nosso secretário Amarildo Zorzo para desenvolver a academia, permitindo que os GCMs sejam formados aqui, com qualidade e eficiência, o que refletirá em mais segurança para nossa população”, afirmou Cristina Saad.
O curso segue os módulos da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e conta com professores graduados, muitos deles com título de doutorado, além de ampla experiência profissional e reconhecimento como referência na área de segurança pública no Estado de São Paulo.
Paralelamente à capacitação, o município está em fase de aquisição de armamentos, munições e uniformes para atender os novos agentes. O investimento total, incluindo formação e equipamentos, gira em torno de R$ 200 mil.
De acordo com o secretário de Segurança Pública e Trânsito, o modelo adotado proporciona uma economia significativa aos cofres públicos. “Para efeito de comparação, somente a formação dos GCMs fora da academia, desconsiderando os equipamentos, teria um custo estimado de R$ 240 mil. Será uma economia relevante para o município”, explicou.
Além da parte teórica, o curso contempla aulas práticas de defesa pessoal, técnicas de abordagem, mobilização, condicionamento físico — realizadas em espaços da Prefeitura — e 160 horas de prática de tiro, preparando os novos guardas para o trabalho operacional nas ruas de Cordeirópolis. (Renan Isaltino)
Foto: Prefeitura de Cordeirópolis











