Portal Veloz

Prefeitura de Piracicaba trabalha para minimizar impactos da chuva que atingiu a cidade ontem (29)

Volume foi de 64,33 mm, com concentração entre as 19h30 e 20h30; prefeito Helinho Zanatta acompanha os trabalhos da força-tarefa integrada por diversas secretarias municipais

Piracicaba registrou 64,33 milímetros de chuva na noite de ontem, quinta-feira, 29/01, com concentração entre as 19h30 e 20h30, conforme dados do pluviômetro da base da Defesa Civil. Em razão do alto volume, foram registrados pontos de alagamento em diferentes regiões do município, incluindo áreas rurais. Desde a noite de ontem, uma força-tarefa da Prefeitura atua de forma contínua nas ruas para identificar e sanar os problemas.

A imagem mostra dois homens adultos em uma área rural, à beira de um pequeno córrego ou vala com água turva. O homem à esquerda está olhando para um celular, vestindo uma camisa social azul clara de manga longa e calça jeans. O homem à direita, que usa uma camisa azul escura e calça jeans, está apontando para algo no córrego, possivelmente para a água ou para a estrutura de concreto que aparece ao fundo, que parece ser um bueiro ou uma passagem de água sob uma estrada. O chão ao redor está lamacento e coberto por folhas e frutos amarelos caídos, indicando um ambiente úmido e talvez recente chuva. A vegetação ao redor é densa e tropical, com árvores de banana e mangueiras. Ao fundo, é possível ver uma estrada asfaltada com marcações brancas. O cenário sugere uma inspeção ou avaliação da situação do córrego ou da infraestrutura local.
Prefeito Helinho Zanatta e o secretário de Segurança Pública, Odair Mello, estiveram em pontos atingidos pela chuva

O prefeito Helinho Zanatta esteve nos locais afetados na noite de ontem, 29/01, e manhã de hoje, 30/01, para avaliação dos danos, e destacou o trabalho emergencial realizado na avenida Armando de Salles Oliveira, ao lado do Clube de Campo, um dos pontos mais atingidos pelo temporal.

“Todas as equipes da Secretaria de Obras estão mobilizadas e seguem atuando na limpeza de bueiros e valas que apresentaram entupimentos em diversos pontos da cidade. Na avenida Armando de Salles Oliveira, o trabalho é emergencial para liberação do trânsito o mais breve possível e restabelecimento da normalidade. A Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social e Família mantém contato com as comunidades para identificar as necessidades das famílias atingidas”, explicou o prefeito.

Outros locais do município também receberam atendimento das equipes municipais. A passarela do córrego do Enxofre e a passarela próxima ao Carrefour, que liga ao bairro Castelinho, foram limpas e desobstruídas pela Secretaria de Obras. Também estão em andamento serviços de limpeza na estrada do Bongue, no córrego da avenida Abel Pereira, nas avenidas Piracicamirim, Alberto Vollet Sachs e 31 de Março e região da avenida Beira Rio e Rua do Porto, com atuação na desobstrução de valas e bueiros.

Na zona rural, houve registros de danos em diversas localidades. Na estrada de terra do bairro Itaperu (rua das Jacobinas), máquinas já atuam para restabelecer as condições de tráfego. Também foram afetados os bairros Pau D’Alhinho, Estrada Francisco Peres Gonzales, Limoeiro, Santa Olímpia, Santana, Vila Belém, Água Santa, Ibitiruna, Jiboinha e Pau Queimado. Equipes da Secretaria de Agricultura trabalham para minimizar os impactos identificados.

A imagem mostra um grupo de cinco trabalhadores da construção civil realizando reparos em uma via pública. Eles estão usando pás para mover asfalto e detritos na rua. Um dos trabalhadores, em primeiro plano, está caminhando em direção a uma retroescavadeira amarela da marca Caterpillar (CAT), modelo 416E, que está carregada com asfalto em sua concha. A rua possui uma faixa de pedestres pintada em branco. Ao fundo, há um posto de combustível da Shell, com o logotipo visível e os preços dos combustíveis (4,29 e 5,89). Também é possível ver alguns carros estacionados próximos ao posto e edifícios residenciais ou comerciais ao redor. O céu está nublado, sugerindo um dia cinzento. A foto foi tirada de um ângulo levemente elevado, proporcionando uma visão ampla da cena de trabalho.
Equipes trabalham na Av. Piracicamirim para sanar os danos causados pela chuva

Na saúde, foram registrados problemas de infiltrações e entrada de água em unidades de saúde, mas não houve interrupção do atendimento. As equipes de manutenção estão realizando intervenções, de acordo com as prioridades, e agendando serviço de limpeza para as que forem necessárias.

No Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) foi necessário remanejar alguns atendimentos, e todas as medidas foram adotadas para que o impacto fosse o menor possível.

A Prefeitura mantém uma força-tarefa mobilizada, com atuação integrada das secretarias de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos; Segurança Pública, Trânsito e Transportes; Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, além da Defesa Civil, Guarda Civil, CPFL e Corpo de Bombeiros. O objetivo é reduzir os impactos causados pelo temporal e restabelecer a normalidade nas áreas afetadas.

A imagem mostra uma retroescavadeira amarela e preta da marca John Deere posicionada em uma estrada estreita e enlameada. A máquina está com os estabilizadores abaixados, indicando que está em operação ou parada para algum trabalho. No primeiro plano, há uma grande concha metálica da escavadeira apoiada no chão. À esquerda, há um muro de concreto com painéis rebaixados, e à direita, vegetação densa e verde. Ao fundo, é possível ver árvores, um carro branco estacionado e postes de energia elétrica com fios. O céu parece nublado, criando uma iluminação difusa. A cena sugere que a retroescavadeira está sendo usada para manutenção ou nivelamento da estrada em uma área residencial ou semi-rural.
Na Estrada do Itaperu, máquinas atuam para resolver os prejuízos causados pela chuva

RIOS MONITORADOS – A Defesa Civil segue monitorando os níveis dos rios Piracicaba e Corumbataí. De acordo com dados do Sistema de Alertas a Inundações de São Paulo (Saisp), às 10h desta sexta-feira, 30/01, o rio Piracicaba encontrava-se em Estado de Atenção nos dois pontos de medição, com 3,32 metros na área urbana e 3,09 metros na região de Artemis. Já o rio Corumbataí, no ponto de captação de Piracicaba, registrava 2,96 metros, fora do Estado de Atenção.

Os níveis de referência do rio Piracicaba são: Atenção (3,21 metros), Alerta (3,71 metros), Emergência (4,20 metros) e Extravasamento (4,78 metros).

A previsão do tempo indica continuidade das chuvas nesta sexta-feira, 30/01, com acumulado estimado de 22 milímetros. Para sábado, 31/01, a previsão é de 3 milímetros.

A imagem mostra uma cena urbana durante um dia chuvoso ou logo após a chuva, com o chão molhado refletindo a luz difusa do céu nublado. Quatro trabalhadores estão realizando a limpeza de uma boca de lobo (ralo de drenagem) na calçada, usando pás e vassouras para remover detritos. Eles vestem roupas de trabalho simples, como camisetas e calças jeans. Ao centro-direita da imagem, há um caminhão branco com a caçamba enferrujada, provavelmente usado para recolher o lixo retirado do bueiro. À esquerda, um cone laranja sinaliza a área de trabalho, e um dos trabalhadores está de pé próximo a ele, possivelmente coordenando ou observando. Ao fundo, vê-se uma área verde com árvores, algumas construções e uma placa que indica "PAN BIANCO ACADEMIA", sugerindo o local na cidade de Piracicaba-SP. Um carro prateado está estacionado ou passando à direita da imagem. A cena transmite uma rotina de serviço público de manutenção urbana, com foco na limpeza e prevenção de alagamentos, em um ambiente típico de cidade brasileira.
Entre os serviços realizados, está a desobstrução de valas e bueiros

ORIENTAÇÕES À POPULAÇÃO

Em caso de chuvas fortes, a Defesa Civil orienta que motoristas e pedestres evitem locais com histórico de alagamento, como a avenida Armando de Salles Oliveira, no trecho entre o Terminal Central de Integração (TCI) e a avenida Independência; a avenida 31 de Março; e o cruzamento da rua Gomes Carneiro com a rua Santa Cruz.

No caso de transbordamento do rio Piracicaba, os pontos mais suscetíveis a alagamentos são a região da Rua do Porto, avenida Beira Rio, Bongue, avenidas Cruzeiro do Sul e Jaime Pereira, além dos bairros Ondas, Algodoal, Ondinhas, São Francisco, Estoril, Jupiá, Gran Park e Ártemis. Já o rio Corumbataí pode causar alagamentos nas regiões de Santa Terezinha, Vila Rios e IAA-Bessy. O ribeirão Piracicamirim pode transbordar em áreas como Serra Verde, Ipanema, Astúrias, Bosque da Água Branca, Maracanã, Morumbi, Vila Independência e em trechos da avenida Alberto Vollet Sachs.

SERVIÇO

Em caso de necessidade, a população pode acionar diretamente os órgãos de emergência. O atendimento dos Bombeiros está disponível pelo telefone 193, enquanto a Defesa Civil pode ser contatada pelo número 199; A Guarda Civil pode ser acionada no 153 e a Polícia Militar 190.

 

Fotos: Prefeitura de Piracicaba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Buscar no Portal Veloz