Limitar o tempo de tela e o acesso à internet e adotar hábitos saudáveis e o contato com a natureza estão entre as dicas
Com a chegada das férias, os cuidados com as crianças devem ser redobrados. Para ajudar os pais e os cuidadores dos pequenos, o Procon Campinas elaborou uma cartilha sobre os cuidados com o uso de telas, tema que integra os eixos do Programa da Primeira Infância Campineira (PIC).
Entre os alertas estão o excesso de uso de tela por crianças e adolescentes e falta de supervisão no acesso à internet; já as dicas incluem momentos de leitura e contato com a natureza.
Com a rotina alterada e as crianças passando mais tempo em casa, muitos pais recorrem à televisão, celulares e tablets como alternativas práticas. No entanto, especialistas chamam atenção para os perigos dessa exposição prolongada que, além de aumentar o tempo diante das telas, o hábito pode expor os pequenos a uma quantidade excessiva de publicidade, considerada inadequada para essa faixa etária.
Outro ponto destacado é a necessidade de os pais controlarem o conteúdo acessado pelos filhos, já que a internet apresenta riscos e estabelecer limites torna-se essencial para garantir a segurança das crianças.
Para o coordenador do PIC, a cartilha é essencial para os pais. “Nós temos visto que o uso de telas é uma das coisas mais prejudiciais para o desenvolvimento físico, psicológico e social das crianças”, comentou.
Ainda segundo ele, quando as crianças e estão brincando e interagindo fora das telas há criação de vínculos e desenvolvimento cognitivo e social da criança. “Nós temos um eixo específico no PIC sobre a temática e entre as prioridades está a criação de espaços onde as crianças possam sair das telas”, completou.
A cartilha “Férias Desconectadas” está disponível no site do Proton, no www.procon.campinas.sp.gov.br .












