Planejamento, manutenção e condução eficiente ajudam a reduzir custos em viagens longas
Com a proximidade das férias de fim de ano, muitos motoristas planejam viagens de carro por estradas brasileiras. Com o preço dos combustíveis elevado, é menor rendimento da gasolina E30 (agora com 30% de etanol), adotar estratégias que melhorem a eficiência do carro e reduzam o consumo pode fazer diferença no orçamento da viagem.
A seguir, veja dicas práticas do R7-Autos Carros de economia de combustível para viagens longas e cotidianas.
1. Mantenha a manutenção do carro em dia
Carros com revisões em dia consomem menos combustível. Elementos como filtros de ar sujos, velas desgastadas e óleo antigo podem fazer o motor trabalhar mais e gastar mais combustível. Revise regularmente itens básicos e siga o plano de manutenção recomendado pelo fabricante.
2. Calibre os pneus corretamente antes de pegar a estrada
A pressão adequada dos pneus reduz o consumo e melhora a segurança. Pneus pouco calibrados aumentam a resistência ao rolamento e forçam o motor a trabalhar mais, aumentando o gasto de combustível. Verifique a pressão conforme indicado no manual do veículo antes de iniciar a viagem.
3. Evite peso desnecessário no carro
Essa é uma dica coringa, pois quanto mais peso maior será o consumo. Itens pesados no porta-malas ou bagageiro elevam o peso total do veículo e aumentam o consumo. Leve apenas o essencial e evite transporte de equipamentos pesados quando possível. Cada quilo extra representa mais esforço do motor.
4. Dirija de forma suave e preveja o trânsito nos melhores horários
A maneira como você dirige influencia diretamente no consumo. Evite acelerações bruscas e frenagens fortes, mantenha uma velocidade constante e antecipe o fluxo de veículos à frente.
Trocar de marchas cedo em veículos manuais e usar modos de condução econômicos em automáticos também ajuda a reduzir o gasto de combustível. Se puder, viaje em horários de menor trânsito, como no início da manhã ou mesmo à noite.
5. Use o ar-condicionado com consciência
O uso do ar-condicionado pode impactar o consumo, especialmente em trajetos urbanos e durante longos períodos. Em estradas, usar o ar-condicionado estrategicamente ajuda, mas evite mantê-lo ligado em temperaturas muito baixas sem necessidade.
6. Planeje rotas para evitar congestionamentos
Congestionamentos significam paradas e partidas constantes, o que aumenta o consumo. Utilizar aplicativos de navegação com informações de tráfego ao vivo pode ajudar a escolher rotas mais fluídas e reduzir gasto de combustível ao longo do caminho.
7. Evite longos períodos de marcha lenta
Manter o motor ligado em ponto morto por longos períodos (por exemplo, em paradas ou esperando alguém) consome combustível sem deslocar o carro. Se a parada vai durar mais de alguns segundos, desligar o motor economiza combustível. Se algum acidente prejudicar a viagem e interromper o tráfego, o motor deve ser desligado.
8. Planeje paradas estratégicas para abastecer mais barato
Além de economizar durante a condução, vale a pena pesquisar os postos com combustível mais barato ao longo da rota. Abastecer em horários de menor movimento também pode evitar preços mais altos em picos de demanda.
Fonte: R7











