Além das vacinas específicas para viagem, a Secretaria de Saúde reforça a importância de manter a imunização contra covid-19, influenza e todas as outras do calendário vacinal em dia
Com a chegada das férias escolares e dos feriados de final de ano, a Secretaria de Saúde de Campinas reforça a orientação sobre a imunização necessária para diferentes destinos turísticos. Doenças como febre amarela, sarampo e poliomielite ainda circulam em diversas regiões do mundo e representam risco para quem não está adequadamente resguardado.
A coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde de Campinas, Chaúla Vizelli, destaca que o planejamento é fundamental. Lembra que algumas vacinas precisam ser aplicadas com antecedência para garantir a proteção durante a viagem. “Além das vacinas específicas para viagem, reforçamos a importância de manter a vacinação contra covid-19, influenza e todas as outras do calendário vacinal em dia. As doenças circulam por aí e podem comprometer a saúde em qualquer destino”, destaca Chaúla.
Todas as vacinas estão disponíveis gratuitamente nos 69 Centros de Saúde (CSs) de Campinas. Mais informações sobre vacinas estão em: https://portal.campinas.sp.gov.br/sites/vacina/.
Confira quais vacinas são necessárias antes de viajar para destinos onde algumas doenças ainda representam risco.
Febre Amarela
É uma doença viral grave transmitida por mosquitos, que pode causar sintomas severos como insuficiência hepática e renal. A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção. Em 2024, Campinas registrou 85,57% de cobertura vacinal.
Esquema de vacinação
– 9 meses: primeira dose
– 4 anos: segunda dose
– A partir dos 5 anos (quem não tomou antes): dose única que vale para a vida toda
A vacina deve ser aplicada pelo menos dez dias antes do embarque. Para países que exigem o certificado internacional de vacinação, o processo de emissão do certificado pelo site da Anvisa pode demorar alguns dias, portanto, deve-se solicitar com antecedência.
Os maiores riscos estão em áreas de mata e regiões rurais do Norte, Centro-Oeste e em partes do Sudeste do Brasil. No exterior, países da América do Sul como Venezuela, Colômbia, Peru e Bolívia, e em grande parte da África subsaariana.
Sarampo, Caxumba e Rubéola, a Tríplice Viral
O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa que pode causar complicações graves. A vacina tríplice viral (SCR) protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Campinas não registra casos desde janeiro de 2022 e a cobertura vacinal em 2024 ficou em 102,90% para a primeira dose e 92,93% para a segunda dose.
Esquema de vacinação
– Até 29 anos: duas doses
– De 30 a 59 anos: uma dose
Onde há maior risco: No continente africano, na República Democrática do Congo, Nigéria e Etiópia. No Leste Europeu na Romênia e Ucrânia. Na Ásia, Índia, Paquistão e Filipinas. Existe risco, ainda, em alguns países das Américas (Canadá, México, Estados Unidos, Argentina, Bolívia, entre outros).
Poliomielite
É uma doença viral que pode causar paralisia permanente. Eliminada no Brasil, ainda representa risco em outros países. A cobertura vacinal em Campinas durante 2024 foi de 98,59%.
Esquema de vacinação
Uma dose aos 2, 4, 6 meses de idade e reforço aos 15 meses.
Onde há maior risco: Afeganistão e Paquistão (endêmicos). Ainda são detectados casos da circulação da doença em regiões da Africa, Sudeste Asiático e Mediterrâneo Oriental.
Para quem planeja viajar para países endêmicos devem procurar a unidade de saúde para avaliação da situação vacinal prévia e indicação das doses necessárias. Consulte países com a poliomielite em circulação no site: https://polioeradication.org/.
Foto: Prefeitura de Campinas











