Portal Veloz

Câmara de Limeira solicita informações à Prefeitura sobre execução de serviços de zeladoria e normas de segurança do trabalho

Colegiado envia convite à empresa Forty para participação na reunião do dia 18

A Comissão de Obras e Planejamento Urbano da Câmara de Limeira deliberou, na reunião desta quinta-feira, 11 de dezembro, o envio de ofício à Prefeitura solicitando informações sobre procedimentos relacionados à execução de serviços de zeladoria, em especial a roçagem de mato, realizados pelo Consórcio Limpa Limeira.

O questionamento foi apresentado após relato do presidente da Comissão, Helder do Taxi (PSD), sobre um incidente ocorrido com o próprio veículo durante a execução de serviços de manutenção na rua Belmiro Fanelli. De acordo com ele, um objeto lançado pelo equipamento utilizado na roçagem de mato executada por uma equipe do Consórcio Limpa Limeira atingiu o automóvel, causando danos. O operador da máquina também verificou o fato no momento da ocorrência.

Helder expressou preocupação que incidentes como esse possam estar acontecendo com outros veículos e também causando ferimentos nos pedestres, e destacou que a situação o levou a observar questões relacionadas às condições de trabalho e à execução das atividades em áreas públicas, incluindo a utilização de equipamentos de proteção, como redes de bloqueio, a falta de banheiros químicos para uso dos trabalhadores e os procedimentos de segurança adotados em locais com circulação de pedestres.

O colegiado registrou ainda que representantes do Consórcio Limpa Limeira foram convidados para três reuniões da Comissão ao longo do ano, mas não compareceram, demonstrando pouco comprometimento em prestar esclarecimentos aos representantes da população. As ausências geraram questionamento por parte do parlamentar quanto à atenção ofertada pela empresa aos munícipes que possam supostamente ter sido lesados em situações parecidas com a dele.

Endossando as preocupações do presidente, o vereador Márcio do Estacionamento (DC) relatou que realizou vistoria em locais atendidos pela empresa e apresentou informações sobre o estado dos equipamentos de proteção individual e das barreiras utilizadas. De acordo com ele, a quantidade de equipamentos de proteção são insuficientes e mal conservados (algumas redes de proteção têm rasgos que permitem que objetos transpassem a contenção). O material relatado será anexado ao expediente encaminhado pela Comissão.

Após as manifestações, o colegiado deliberou pelo envio de ofício à Prefeitura, solicitando esclarecimentos sobre: medidas de fiscalização aplicadas ao contrato do Consórcio Limpa Limeira; cumprimento das normas de segurança do trabalho; disponibilização de banheiros químicos aos trabalhadores; condições e adequação dos equipamentos de proteção utilizados.

Próxima reunião

A Comissão também encaminhou convite à Empresa Forty para participação na reunião marcada para o dia 18 de dezembro, às 13h30. O encontro tratará da situação do mato alto no município; dos serviços executados em períodos de chuvas intensas; dos registros de interrupção de energia decorrentes das precipitações; do planejamento das ações previstas para o próximo ano.

A Comissão de Obras e Planejamento Urbano é responsável por temas como serviços públicos, uso, ocupação e parcelamento do solo, e é formada pelos vereadores Helder do Táxi (PSD), presidente; Márcio do Estacionamento (DC), vice-presidente; e João Antunes Bano (Solidariedade), secretário. Todas as deliberações são registradas em ata.

 

Foto: Câmara de Limeira

Deixe um comentário

×

Buscar no Portal Veloz