Material encontrado levanta suspeita de ação intencional; Guarda Municipal e DAE seguem monitorando a região
A Guarda Municipal de Americana (GAMA), após receber denúncia sobre possível despejo irregular de esgoto em via pública, realizou nesta sexta-feira (5) uma ação conjunta com o Departamento de Água e Esgoto (DAE) para averiguar a situação e buscar soluções para o problema na região da Praia Azul.
Durante a vistoria, a equipe técnica do DAE identificou aproximadamente 30 quilos de tecidos acumulados na bomba da rede e nas grades de proteção — um tipo de material totalmente inadequado para o sistema de esgoto. A obstrução causou dano significativo ao equipamento, exigindo reparo imediato, já executado pela autarquia.
No endereço indicado pela denúncia, não foram constatados pontos de extravasamento no momento da inspeção.
De acordo com informações da GAMA, a presença e o volume do material encontrado levantam a possibilidade de que o bloqueio tenha sido proposital, o que poderia comprometer o funcionamento da estação e provocar o transbordo de resíduos, impactando o sistema de saneamento e a população.
A Guarda Municipal e o DAE informaram que seguem monitorando a situação e reforçam a importância de que a comunidade denuncie atividades suspeitas ou irregulares relacionadas ao descarte de resíduos.
Foto: GAMA











