Familiares relatam encerramento de turma na Escola Estadual Professor Dorivaldo Damm e buscam articulação com a rede municipal
Nesta quarta-feira, 3 de dezembro, a Comissão de Educação e Ciências da Câmara de Limeira se reuniu na Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de intermediar o diálogo entre o secretário Antonio Montesano e um grupo de moradores da área rural. O debate foi motivado pela dificuldade enfrentada pelos munícipes para matricular alunos do 1º ano do Ensino Fundamental na região, por conta do encerramento da turma na Escola Estadual Professor Dorivaldo Damm, localizada no Bairro do Pinhal.
Participaram os vereadores Mariana Calsa (MDB), presidente da Comissão, e Waguinho da Santa Luzia (PP), secretário. Os munícipes demonstraram preocupação com a ausência da oferta de classe pelo Governo do Estado e solicitaram o apoio do Legislativo para garantir o acesso de seus filhos à educação.
A reivindicação apresentada é no sentido de que os alunos sejam atendidos pela rede municipal. Isso porque com o encerramento da turma da Escola Dorivaldo Damm, o possível remanejamento dos estudantes para escolas mais distantes de onde moram representa um risco de evasão escolar. Segundo o grupo ouvido, a escola mais próxima é a Escola Municipal Marli Cristina Dibbern, onde os alunos já estudam, contudo as turmas são apenas de Ensino Infantil.
Encaminhamentos
Duas frentes de trabalho foram definidas prioritariamente entre os vereadores, secretário de Educação e munícipes: uma delas é a abertura de uma turma de Ensino Fundamental na Escola Municipal Marli Cristina Dibbern já que a Escola Dorivaldo Damm não disponibilizará mais o 1º ano; outra alternativa seria o uso de uma sala na própria Escola Estadual do bairro para que a Prefeitura ofereça as aulas à turma do 1º ano nesse espaço.
Para que a primeira alternativa seja possível, a Secretaria Municipal assegurou que avaliaria as condições da estrutura e documental do Centro Rural, onde a Escola Municipal Marli Cristina Dibbern já está instalada, para que a Prefeitura Municipal abra uma nova sala de aula e disponibilize um professor, absorvendo, portanto, esses alunos de Ensino Fundamental.
Em relação à segunda opção, foi informado que é necessário a administração municipal formalizar o pedido junto ao Governo do Estado e, posteriormente, estabelecer os termos de um convênio para aproveitamento de uma sala própria da Escola Estadual pela Prefeitura.
Os vereadores Mariana Calsa e Waguinho da Santa Luzia sinalizaram a intenção de buscar apoio de deputados estaduais para municipalização parcial de espaço na Escola Estadual Dorivaldo Damm. Já o secretário Montesano assegurou que vai elaborar e enviar ofício à Secretaria da Educação do Estado de São Paulo para início das tratativas e questionamento formal acerca da viabilidade de utilização de sala na unidade estadual.
Foto: Câmara de Limeira











