Portal Veloz

Polícia Civil de SP desarticula quadrilha do “golpe do falso advogado” em Campinas

Operação “Spes Vana” cumpre mandados de prisão e busca após investigação revelar movimentação de grandes valores obtidos de forma ilícita

A Polícia Civil de São Paulo, por meio da 1ª DIG da DEIC em Campinas, deflagrou nesta quarta-feira (26) a Operação “Spes Vana” para desarticular uma organização criminosa especializada no chamado “golpe do falso advogado”.

Segundo as investigações, o grupo exigia que as vítimas realizassem transferências sob o falso pretexto de pagamento de tributos relacionados a supostos ganhos de causa. A investigação começou após uma vítima em Campinas ter transferido R$ 50 mil aos criminosos. Utilizando informações de processos verdadeiros das vítimas, os estelionatários conseguiam convencer os alvos da fraude.

Com a quebra de sigilo bancário, a polícia identificou as contas utilizadas para movimentar o dinheiro e descobriu outras vítimas do esquema. O grupo atuava em toda a região, com integrantes principais na área de Ribeirão Preto.

Durante a operação, foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão e 9 mandados de prisão temporária. Até o momento, quatro suspeitos foram presos, enquanto as buscas pelos demais continuam. A ocorrência segue em andamento.

 

Foto: Reprodução/Polícia Civil

×

Buscar no Portal Veloz