Concentração será às 9h30, na Praça Dr. Luciano Esteves; a partir das 12h, apresentações culturais movimentam antiga Estação Ferroviária
A 2ª Marcha da Consciência Negra de Limeira será realizada nesta quinta-feira (20), com o tema “O Movimento Negro Existe e Resiste”. A iniciativa é promovida pelo Conselho Municipal dos Interesses do Cidadão Negro (Comicin), com apoio da Prefeitura de Limeira. A concentração ocorre às 9h30, na Praça Dr. Luciano Esteves, de onde o público seguirá em caminhada pelo Centro até a Estação Ferroviária (Rua Barão de Cascalho, 66). A partir das 12h, na estação, haverá apresentações culturais, exposição de artistas e a Feira Preta, que reúne empreendedores negros com produtos artesanais, além de comidas e bebidas.
O Comicin desempenha papel central na promoção da igualdade racial no município. O órgão propõe diretrizes, acompanha e fiscaliza políticas públicas, desenvolve estudos sobre a condição da população negra e incentiva ações educativas e culturais que ampliam a participação da comunidade negra na vida social, econômica, política e cultural. Também atua na denúncia de práticas discriminatórias e na valorização da história e da cultura afro-brasileira.
De acordo com Ewelyng Teodoro, atual presidente do Comicin, o tema deste ano reforça a urgência de dar visibilidade ao movimento negro limeirense e às suas lutas históricas por reconhecimento, inclusão e justiça. “Há séculos esperamos por reparação e pela ocupação plena de todos os espaços; a marcha é uma forma de mostrar que seguimos resistindo e enfrentando o racismo de maneira firme e organizada”, afirma.
A programação artística inclui apresentações de Samba D’aninha, Delord, Sonayo, From Da Hood, além dos DJs Alex, Alexia e FGS, do grupo OKZO, Batalha do Degan, Coral Afro Kumbaya, Short e Baile da PBlack, em um panorama diverso de expressões musicais e culturais ligadas à ancestralidade e à resistência negra.
Foto: Prefeitura de Limeira











