Portal Veloz

Robinho é transferido para Centro de Ressocialização de Limeira após pedido da defesa

A mudança ocorreu por volta das 8h30, após solicitação da defesa do ex-atleta à Secretaria da Administração Penitenciária (SAP)

 O ex-jogador de futebol Robinho, condenado por estupro na Itália, foi transferido na manhã desta segunda-feira (17) da Penitenciária 2 de Tremembé para o Centro de Ressocialização (CR) de Limeira, no interior de São Paulo. A mudança ocorreu por volta das 8h30, após solicitação da defesa do ex-atleta à Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

 Segundo os advogados, Robinho apresenta conduta exemplar desde que foi preso, sem qualquer registro de falta disciplinar. Eles destacam ainda que o ex-jogador é réu primário, fatores que teriam motivado o pedido de transferência para uma unidade com regime mais voltado à ressocialização.

 Em outubro, a defesa já havia tentado obter a mudança por via judicial, mas o pedido foi negado. Na ocasião, a decisão determinou que a solicitação fosse encaminhada diretamente à SAP — o que resultou na transferência realizada nesta segunda.

 Robinho cumpre pena desde março de 2024, quando o Superior Tribunal de Justiça (STJ) homologou a sentença da Justiça italiana que o condenou por estupro em grupo contra uma mulher albanesa. O crime ocorreu em 2013, quando o ex-jogador atuava na Europa.

 A decisão italiana, proferida pela 3ª Seção Penal do Supremo Tribunal de Cassação, em Roma, foi concluída em janeiro de 2022, quando Robinho já estava de volta ao Brasil. Com a homologação do STJ, a pena passou a ser executada no sistema prisional brasileiro.

 Até o momento, a Secretaria da Administração Penitenciária não forneceu detalhes adicionais sobre a rotina que Robinho deve seguir no Centro de Ressocialização de Limeira. (Renan Isaltino)

Foto: reprodução R7

×

Buscar no Portal Veloz