Ele destaca que a ocorrência desses ciclones não significa, necessariamente, a formação de tornados
Após o ciclone extratropical que provocou estragos nas regiões Sul e Sudeste na última semana, novos eventos semelhantes devem ocorrer ainda neste mês. De acordo com o climatologista Francisco Aquino, professor do Departamento de Geografia da UFRGS, a previsão indica a formação de cerca de três ciclones extratropicais nos próximos dias.
Segundo Aquino, o fenômeno é considerado comum nesta época do ano e deve influenciar principalmente os estados do Sul e Sudeste, com a passagem de frentes frias. Ele destaca que a ocorrência desses ciclones não significa, necessariamente, a formação de tornados.
Mesmo assim, o climatologista aponta que, dependendo da intensidade das frentes frias e das tempestades associadas, há possibilidade de que os efeitos desses sistemas atinjam outras regiões do país.
“Nos cenários dos próximos 15 a 20 dias, esses três ciclones (ou mais) podem se formar aqui no Atlântico Sul, influenciando, como sempre fazem, a região Sul e Sudeste do Brasil. Isso é um esperado”, afirmou.
A recomendação é para que a população acompanhe boletins meteorológicos e fique atenta a mudanças bruscas no clima, especialmente em locais onde a passagem de frentes frias costuma provocar ventos fortes e temporais. (Renan Isaltino)
Fonte: Climatempo
Foto: arquivo P.V











