Comissão quer informações sobre qualidade da água, manejo de aguapés e uso da água para abastecimento da cidade
A Comissão Especial de Estudos para Recuperação, Preservação e Utilização da Represa do Salto Grande de Americana, realizou na segunda-feira (3), na Câmara Municipal, reunião com representantes da CPFL Renováveis e CPFL Paulista para discutir aspectos técnicos e ambientais da represa. A CPFL tem a concessão para operação na represa com vigência até 2028.
Durante o encontro, a presidente da comissão, vereadora Talitha De Nadai (PDT), entregou um ofício à empresa com questionamentos técnicos sobre o manejo da represa, a qualidade da água e o plano de operação da usina hidrelétrica instalada no local. O documento, foi recebido pelo consultor de relacionamento da CPFL Paulista, Gerivaldo de Jesus Nunes. “Queremos compreender de forma detalhada quais são as ações realizadas pela CPFL e quais medidas podem ser ampliadas em parceria com o município. O nosso foco é o futuro da Represa do Salto Grande como ativo ambiental e hídrico estratégico para Americana”, destacou a vereadora.
A presidente também ressaltou a importância do reservatório como fonte alternativa de abastecimento para o município, especialmente em períodos de estiagem.
“A represa é um grande potencial e é fundamental que Americana olhe para esse recurso com responsabilidade e planejamento, para que ela possa servir também ao abastecimento da cidade”, afirmou Talitha.
Durante a reunião, o coordenador de meio ambiente da CPFL Renováveis, Leandro Henriques Soares, apresentou informações sobre o manejo de plantas aquáticas e o monitoramento da qualidade da água, além de explicar aspectos operacionais da usina hidrelétrica.
Ao final do encontro, Talitha De Nadai informou que as próximas reuniões serão com a CETESB e o DAE Americana. A vereadora também propôs a realização de visitas técnicas a municípios que contribuem com o despejo de resíduos na bacia do Rio Atibaia, com o objetivo de compreender a origem da poluição e buscar soluções conjuntas.
“Estamos comprometidos em promover um trabalho técnico e com foco na preservação e na valorização da Represa do Salto Grande, já que essa pode ser uma possível e importante fonte para o abastecimento de água dos americanenses”, concluiu Talitha.
Também participaram da reunião os vereadores, Lucas Leoncine, relator, Gutão do Lanche, Jacira Chavare, Levi Rossi, Professora Juliana e Renan de Angelo, membros.
Foto: Câmara de Americana











