Portal Veloz

Após crise hídrica, autoridades discutem alternativas para abastecimento em Americana

Reunião entre vereador e presidente da Agência das Bacias PCJ teve como objetivo discutir o estudo de uso das águas subterrâneas e modelos de gestão de tratamento de água e esgoto

O vereador de Americana Lucas Leoncine (PSD) reuniu-se nesta sexta-feira (31) com o diretor-presidente da Agência das Bacias PCJ, Sérgio Razera, para discutir o estudo de uso das águas subterrâneas e modelos de gestão de tratamento de água e esgoto para o município. A agência abrange 76 municípios próximos aos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí e é responsável pelo desenvolvimento dos instrumentos de gestão dos recursos hídricos nas bacias dos três rios.

Durante a reunião, o parlamentar destacou que a cidade passou por uma crise hídrica durante o mês de outubro, com intermitência recorrente no abastecimento. “Estamos estudando a situação do fornecimento de água em Americana. Nessa reunião discutimos a situação do uso de poços profundos, da poluição na Represa Salto Grande e os modelos disponíveis para gestão de saneamento”, explicou Leoncine.

Acompanharam o encontro a diretora-técnica da agência, Patrícia Barufaldi, e os integrantes da coordenação de projetos, Danilo Costa e Mariane Amuy. “A solução está no planejamento e investimento no longo prazo, com uso de boas tecnologias de gestão e tratamento. Vamos aprofundar os estudos sobre fontes disponíveis de financiamento, como o Universaliza, e modelos de contrato bem-sucedidos para execução desses serviços”, concluiu.

 

Foto: Câmara de Americana

×

Buscar no Portal Veloz