Portal Veloz

Rotas do Queijo: produtor de laticínios de Piracicaba integra recurso turístico do Estado

Iniciativa visa incentivar produção artesanal de queijos, conectando produtores, turistas e consumidores

Piracicaba integra as Rotas do Queijo de São Paulo, o mais novo recurso turístico do Estado, lançado na última quinta-feira, 30/10, em evento na capital paulista. A representante piracicabana é a produtora de laticínios Betin’s Laticínios. A iniciativa é intersecretarial e visa incentivar a produção artesanal de queijos, conectando produtores, turistas e consumidores em experiências que unem gastronomia, cultura e turismo rural. A ação reúne queijarias localizadas por todo o Estado, organizadas em oito rotas temáticas.

As Rotas do Queijo de São Paulo consistem em um compilado com informações sobre 102 propriedades em 77 municípios, distribuídos nas Rotas Cuesta, Itaqueri e Tietê, na qual Piracicaba está inserida; das Nascentes, Águas e Serras Paulistas; Mogiana Paulista; Mantiqueira Paulista e Vale do Paraíba; Noroeste Paulista; Bandeirantes; Alta Paulista; e Sudoeste Paulista. A ação integra fazendas, queijarias e destinos turísticos e inclui, ainda, 17 experiências e destinos queijeiros. As rotas, o mapa interativo e a revista Rotas do Queijo estão disponíveis em rotasdoqueijo.sp.gov.br/rotas-queijo.

A imagem mostra uma pilha de folhetos sobre o tema "Rotas do Queijo de São Paulo". Os folhetos estão dispostos de forma escalonada, com o folheto da frente em destaque. Ele exibe a imagem de um homem sorridente, vestindo um avental vermelho e segurando um queijo redondo. O título "Rotas do Queijo de São Paulo" está em letras grandes e proeminentes. Abaixo do título, há uma descrição sobre "Sabor e qualidade premiados", indicando que o queijo paulista tem se destacado em premiações nacionais e internacionais. Há também um ícone de queijo vermelho e o logo "INVESTSP". Outros folhetos na pilha também mostram o mesmo conteúdo, alguns ligeiramente visíveis nas bordas. A iluminação da foto sugere um ambiente interno, possivelmente uma feira ou evento relacionado ao setor de laticínios.
Revista reúne queijarias localizadas por todo o Estado, organizadas em oito rotas temáticas

Entre os dados sobre a Betin’s Laticínios que constam na publicação estão os de que a produção artesanal é feita com leite tipo A2A2 (proteína do leite betacaseína A2) e que cada criação leva o nome de um ponto turístico de Piracicaba, reforçando o vínculo com o território. Entre os nomes estão Queijo Fresco Noiva da Colina e Queijo Colonial Mirante. O público também pode conferir o portfólio da produtora de laticínios, que inclui queijos frescal, meia cura, temperados, com versões que incorporam vinho, café, castanhas, damasco e mel. Situada na Estrada João Altafin, 6, em Artemis, a Betin’s Laticínios oferece cafés da manhã, restaurante, espaço para eventos, minifazendinha e passeios a cavalo.

A imagem mostra uma página de uma revista ou folheto turístico, com foco em produtos lácteos e turismo rural. Há várias seções com informações sobre diferentes estabelecimentos. Em destaque, há uma seção sobre "BETIN'S LATICÍNIOS" em Piracicaba, com o endereço "Estrada João Altafin, 6 - Artemis". Esta seção descreve as experiências oferecidas, como cafés da manhã, restaurante, espaço para eventos, "dinhã" (possivelmente uma refeição típica ou degustação) e passeios a cavalo. O texto também detalha a produção artesanal de queijos com leite tipo A2A2, destacando o sabor marcante, a digestibilidade leve e o vínculo com o território. O portfólio inclui queijos frescais, piracicabanos e coloniais, com temperos como vinho, café, castanhas, damasco e mel. Informações de contato como telefone (19) 97148-8651, e-mail betinslaticinios@gmail.com e o número da página (36) são visíveis.
Betin’s Laticínios é representante piracicabana no recurso turístico do Estado

Em setembro, a Prefeitura de Piracicaba, por meio das secretarias municipais de Turismo e de Agricultura, divulgou o período de inscrições das Rotas para produtores de queijos da cidade. A Betin’s Laticínios foi, então, selecionada entre os inscritos. “Estamos muito felizes em ver Piracicaba ganhando destaque em ações como esta, realizada pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado, porque o nosso pequeno produtor passa a ter mais divulgação e assim pode receber cada vez mais turistas na nossa cidade, incentivando a economia local com experiências que valorizam o sabor, a cultura e a hospitalidade piracicabana”, comentou a titular da Secretaria Municipal de Turismo, Clarissa Quiararia, que compareceu ao evento em São Paulo acompanhada de Paola Mandetta, assessora da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, e Gisele Betin, responsável pela Betin’s Laticínios.

Conforme Paola, a produção dos Betins possui o selo de inspeção municipal, o Selapir. “Este selo busca valorizar a produção, levando em consideração alguns requisitos, e hoje estamos muito felizes em ver um representante piracicabano, que integra os programas e políticas públicas da Secretaria, nas rotas do Governo Estadual”, falou.

Para Gisele, o momento é de celebração. “Eu não tenho palavras para este momento, porque eu estou realmente muito emocionada. A gente vê o reconhecimento do nosso trabalho, porque não é fácil. Há muitos anos estamos na produção e tivemos a ideia de abrir as portas do nosso sítio para fazer um café da roça, para que o pessoal conhecesse os nossos produtos. E não imaginávamos onde poderíamos chegar. As Secretarias de Agricultura e de Turismo foram essenciais para mim”, afirmou.

O projeto Rotas do Queijo é coordenado pela Casa Civil e contou com as contribuições das secretarias de Estado de Turismo e Viagens, Agricultura e Abastecimento, Cultura e Economias Criativas, Desenvolvimento Econômico e do Invest SP.

 

Fotos: Prefeitura de Piracicaba

×

Buscar no Portal Veloz