Operação Off White mira empresários, agiotas e influenciadores que movimentavam milhões oriundos do tráfico de drogas
Na manhã desta quinta-feira (30), o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e o 1º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP) de Campinas (SP) deflagraram a Operação Off White, visando desarticular esquemas de lavagem de dinheiro ligados ao tráfico de drogas e à uma facção criminosa. Os mandados são cumpridos nas cidades de Campinas, Artur Nogueira e Mogi Guaçu.
A investigação identificou conexões entre empresários, agiotas, influenciadores e dois dos maiores traficantes do país, que vinham há anos ocultando a origem ilícita de valores provenientes do tráfico. Segundo os promotores, os criminosos misturavam recursos ilícitos com atividades empresariais legais, realizando transações financeiras e imobiliárias complexas para dissimular a propriedade e a origem dos bens.
O GAECO ressaltou que, diante de desavenças internas no grupo criminoso, os investigados intensificaram as operações para ocultar patrimônio, mas os esquemas foram identificados pelas autoridades.
Com base nas apurações, o juiz da 4ª Vara Criminal de Campinas, Dr. Caio Ventosa Chaves, determinou 9 mandados de prisão preventiva, 11 mandados de busca e apreensão, além do sequestro de 12 imóveis de alto padrão e bloqueio de valores em instituições financeiras.
As investigações continuam, com o objetivo de identificar outros envolvidos e desarticular completamente os esquemas de lavagem de dinheiro ligados à organização criminosa.











