As ações ocorreram em diferentes regiões do estado e resultaram na apreensão de dezenas de produtos sem procedência
Em operações distintas realizadas nesta terça-feira (21), as polícias Civil e Militar prenderam cinco suspeitos envolvidos em esquemas de roubo e comércio ilegal de remédios emagrecedores em São Paulo. As ações ocorreram em diferentes regiões do estado e resultaram na apreensão de dezenas de produtos sem procedência e na desarticulação de um grupo que atuava em escala estadual.
Na primeira ação, conduzida pela Polícia Civil, três pessoas foram presas em flagrante dentro de uma loja de cosméticos no centro de São Vicente, no litoral paulista. Segundo as investigações, o local servia como fachada para a venda e aplicação irregular de substâncias emagrecedoras, adquiridas ilegalmente no Paraguai.
Foram detidas duas mulheres, de 36 e 37 anos, e um homem, de 57. De acordo com a Polícia Civil, a líder do grupo era responsável por buscar os medicamentos no país vizinho, enquanto o homem realizava as entregas e a outra mulher aplicava as injeções nos clientes.
Os policiais chegaram ao trio após uma denúncia sobre o falso comércio. As equipes monitoraram as redes sociais do estabelecimento, onde eram publicadas ofertas dos produtos. Durante a abordagem, o motoboy foi detido momentos antes de realizar uma entrega.
No local, foram apreendidas cerca de 60 canetas e ampolas de substâncias emagrecedoras, além de mais de 100 seringas — algumas descartadas após o uso e outras ainda lacradas. Os suspeitos foram levados à 1ª Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Santos e devem responder por falsificação de produtos medicinais, organização criminosa e descaminho.
Em outra ocorrência, desta vez na zona sul da capital paulista, dois homens, de 26 e 30 anos, foram presos pela Polícia Militar após o roubo de uma farmácia no bairro Vila Moraes. A dupla havia levado canetas emagrecedoras e dinheiro do caixa.
Os policiais foram acionados durante patrulhamento e localizaram o veículo usado pelos criminosos em um posto de combustíveis. Ao perceberem a aproximação das equipes, os suspeitos tentaram fugir e jogaram uma mochila pela janela do carro, que foi recuperada. Minutos depois, eles foram abordados e detidos.
Com os criminosos, a PM apreendeu 24 canetas emagrecedoras e uma quantia em dinheiro. O caso foi registrado como roubo a estabelecimento comercial no 26º Distrito Policial (Sacomã).
As autoridades continuam as investigações para identificar outros envolvidos nos esquemas de comercialização ilegal dos medicamentos. (Renan Isaltino)
Foto e Fonte: agência SP