A informação foi divulgada por Trump em sua rede social, a Truth Social
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (14) que as Forças Armadas americanas realizaram um novo ataque militar contra uma embarcação na costa da Venezuela. Segundo o republicano, o alvo transportava drogas e a ofensiva resultou na morte de seis “narcoterroristas”.
A informação foi divulgada por Trump em sua rede social, a Truth Social. Ele também publicou um vídeo em preto e branco que mostra o momento em que uma lancha é atingida por um míssil e destruída. Este é o quinto ataque registrado por forças americanas contra embarcações próximas ao litoral venezuelano, no Mar do Caribe, desde agosto.
Com a nova ação, o número de mortos chega a 27. O presidente afirmou que o ataque foi executado após confirmação da inteligência de que a embarcação “estava associada a redes narcoterroristas ilícitas e navegava em uma rota conhecida dessas organizações”.
O governo dos Estados Unidos acusa o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, de chefiar o suposto cartel de narcotráfico conhecido como Cartel de los Soles. Caracas, por outro lado, alega que as acusações fazem parte de uma tentativa de Washington de promover uma mudança de regime no país.
De acordo com o Departamento de Defesa americano, os envolvidos nas operações são tratados como “combatentes ilegais”, o que justificaria o uso de força militar. Desde agosto, os EUA mantêm navios de guerra, um submarino e mais de 4 mil fuzileiros navais posicionados próximos à costa venezuelana, como parte de uma ofensiva para combater o narcotráfico fora do território americano. (Renan Isaltino)