Portal Veloz

Agenda Fácil: entenda como vai funcionar a marcação de consultas pela internet na rede pública de Limeira

Sistema utiliza CPF e número de celular cadastrado na UBS para identificar paciente

A partir desta quarta-feira (1º), o agendamento de consultas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Limeira também poderá ser feito pela internet através da plataforma Agenda Fácil Saúde. O novo sistema foi lançado na semana passada pelo prefeito Murilo Félix.

Importante ressaltar que no caso de grávidas e recém-nascidos, os pacientes devem ir diretamente na UBS mais próxima de casa para fazer o agendamento.

Quem preferir poderá continuar agendando consultas presencialmente, já que o atendimento tradicional não será eliminado. Para o agendamento pela internet, os dados dos pacientes devem estar atualizados na UBS, pois o sistema vincula os agendamentos ao número de celular. “As equipes das unidades foram capacitadas para apoiar a população nesse período de adaptação”, explicou Alexandre Ferrari, secretário de Saúde interino.

Para utilizar a novidade, basta acessar a página www.limeira.sp.gov.br/agendafacil e acessar o site da plataforma. O primeiro passo é realizar um cadastro, informando nome, CPF e criando uma senha. Em seguida, o usuário será vinculado à Unidade Básica de Saúde (UBS) da sua rua e poderá escolher o profissional, a data e o horário disponíveis.

Após concluir o processo, o sistema gera um comprovante que pode ser salvo no celular ou impresso. Caso o paciente precise cancelar a consulta, a operação também poderá ser feita on-line, liberando o horário automaticamente para outra pessoa.

O sistema ficará no ar 24 horas por dia, sete dias por semana, oferecendo mais comodidade aos moradores. A expectativa da prefeitura é que cerca de 70% dos pacientes passem a utilizar a plataforma, o que deve reduzir filas, evitar duplicidade de agendamentos e aumentar a eficiência da rede.

Confirmações e lembretes automáticos
Outro diferencial do Agenda Fácil será o envio de mensagens automáticas. Na semana da consulta, o paciente receberá um pedido de confirmação via WhatsApp, onde terá que confirmar a consulta, seguida de um lembrete adicional 24 horas antes do atendimento.

Esse recurso busca combater o índice de faltas, que hoje chega a 15% na Atenção Básica e 24% na Atenção Secundária. Considerando a média de 45 mil consultas realizadas por mês em Limeira, a redução do absenteísmo deve agilizar a fila e gerar economia para o sistema.

Autorizações de exames pelo celular
O programa também trará mudanças para quem precisa realizar exames de média e alta complexidade. Atualmente, o paciente precisa retirar a autorização pessoalmente na Secretaria de Saúde. Com o novo modelo, a liberação será enviada diretamente pelo WhatsApp, acompanhada de informações sobre o preparo necessário.

Somente em Limeira, são realizados cerca de 7 mil exames por mês, em 138 categorias. O índice de faltas hoje é de 13%, e a expectativa é que a digitalização ajude a reduzir ainda mais esse número.

 

Foto: Prefeitura de Limeira

×

Buscar no Portal Veloz