Portal Veloz

Rede de Saúde Mental de Sumaré já realizou mais de 27 mil atendimentos em 2025

Durante todo o mês, os serviços de Saúde reforçam os cuidados com a saúde mental durante o Setembro Amarelo

Neste mês de setembro, quando o mundo todo se une na campanha Setembro Amarelo, dedicada à prevenção do suicídio e à valorização da vida, a Secretaria Municipal de Saúde intensifica as ações de conscientização e cuidado com a mente.

De janeiro a agosto de 2025, a rede municipal de Saúde Mental de Sumaré realizou 27.455 atendimentos, um número que já supera os 17.897 atendimentos registrados durante todo o ano de 2024. O crescimento expressivo reflete tanto o aumento da procura por apoio emocional quanto o fortalecimento das unidades de saúde voltadas ao cuidado com a saúde mental da população.

O município conta com uma rede estruturada de acolhimento, que começa nas Unidades de Saúde da Família (USF) e, quando necessário, os pacientes são encaminhados para atendimentos mais especializados nos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) e no Ambulatório de Saúde Mental.

“Queremos lembrar à população que o acolhimento faz toda a diferença. Não é preciso enfrentar as dificuldades sozinho. Falar sobre o que se sente é sempre o primeiro passo, e nossa rede está preparada para oferecer o suporte necessário”, afirma o secretário de Saúde, Rafael Virginelli.

Rede de Saúde Mental

Atualmente, o município conta com três unidades do CAPS e um Ambulatório de Saúde Mental, que atuam de forma integrada com as Unidades de Saúde. São eles:

CAPS Orquídea (Adulto)

Rua Pedro Zacarchenko, nº 350 – Jardim Planalto do Sol

CAPS Infantojuvenil
Rua Luís José Duarte, nº 785 – Centro

CAPS AD – Álcool e Drogas
Rua Antonieta Ravagnani Tanner, nº 190 – Residencial Bordon II

Ambulatório de Saúde Mental
Rua Leonor Miranda Biancalana, nº 108 – Jardim Bela Vista

A psicóloga e apoiadora da Saúde Mental, Gabrieli Monique, orienta que a rede de saúde está pronta para acolher, escutar e cuidar. “Se você ou alguém próximo está passando por um momento difícil, não deixe de procurar ajuda. A prevenção começa pelo diálogo, e a vida sempre vale a pena”.

 

Foto: Prefeitura de Sumaré

×

Buscar no Portal Veloz