Semae adota plano emergencial após queda na qualidade da água dos rios Piracicaba e Corumbataí; na manhã desta terça (23), o Rio Piracicaba apresentava coloração acinzentada, evidenciando a poluição trazida por municípios a montante
O Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) de Piracicaba passou a utilizar caminhões-pipa para abastecer regiões mais distantes da cidade, como medida emergencial diante da piora na qualidade da água dos rios Piracicaba e Corumbataí. A ação, segundo informações divulgadas pela Prefeitura de Piracicaba, visa atender áreas como Lago Azul e Nova Suíça, que costumam enfrentar mais dificuldades no fornecimento.
A estiagem prolongada, aliada às chuvas recentes, principalmente a que ocorreu na segunda-feira (22), contribuiu para a chegada de poluentes aos mananciais, o que comprometeu temporariamente o processo de captação e tratamento de água. Imagens divulgadas pela autarquia mostram a coloração escura da água do Rio Piracicaba nesta semana (foto de capa).
Ainda de acordo com a Prefeitura, o Semae reduziu a produção nas Estações de Tratamento Luiz de Queiroz e Capim Fino, como forma de adequar o tratamento ao novo perfil da água captada. Com a melhoria gradual da qualidade da água, a produção deve ser normalizada.
Outra medida adotada foi o reparo emergencial de uma adutora de grande porte na região da Captação-3, próximo à ETA Capim Fino. O rompimento da estrutura, ocorrido no domingo (21), foi causado por oscilações de energia e teve o conserto concluído na noite de terça-feira (23). A retomada do abastecimento está sendo feita de forma gradual.
Segundo a administração municipal, as regiões ainda com fornecimento irregular incluem: Santa Terezinha, Boa Esperança, Parque Piracicaba, Parque Orlanda, Lago Azul, Artemis, Colinas de Piracicaba, Javary, Eldorado, Taquaral, Campos do Conde, Cecap, Nova Suíça, Recanto Nova Suíça, São Geraldo, Alpes Suíços, Pauliceia, Monte Líbano, Novo Horizonte, Tatuapé, Parque dos Eucaliptos e áreas próximas.
A normalização do abastecimento nessas áreas depende de obras estruturais. Uma nova adutora, ligando a ETA Capim Fino aos reservatórios da Torre de TV, deve ser concluída nas próximas semanas. Estão previstas ainda a construção de dois novos reservatórios com capacidade superior a 6 milhões de litros e a implantação de duas novas adutoras que vão interligar outras regiões da cidade. Os projetos fazem parte do plano de investimentos do Semae até 2027, segundo a Prefeitura.
O atendimento ao público pode ser feito pelos canais oficiais do Semae: site semaepiracicaba.sp.gov.br, WhatsApp (19) 3403-9608, Central 24h 0800 772 9611 ou pelo número 115 (telefone fixo).
Fotos: Prefeitura de Piracicaba