Versão de entrada tem acabamento externo escurecido, teto solar e ADAS com motor de 253 cv
A Ford Maverick chegou discretamente no mercado com a fama dos produtos utilitários da Ford mas a um preço superior ao da Fiat Toro que nada sozinha neste segmento. Mas isso tende a mudar com a estreia da Lariat Black que substitui a antiga FX4 com mais itens de série com preço de R$ 219,9 mil. O R7-Autos Carros testou a nova picape por uma semana.
Novo estilo mais urbano
Na reestilização da Maverick Lariat Black há um novo farol, gancho de reboque para 500kg, emblemas escuros e novas rodas. Por dentro, novo painel, multimídia maior, teto solar e novas saídas de ar. Visualmente mais urbana a Maverick inova bem pouco e deixa para o preço dizer mais sobre ela.

Para quem conhece a Maverick é possível dizer que a picape compacta mantém a dirigibilidade, o perfil off road com tração integral e aí desagrada. Portanto, no trânsito da capital paulista o guiar da picape é como um SUV compacto, ágil e com suspensão macia, só que sem ser mole, no melhor estilo norte-americano. Na dianteira tradicional independente e na traseira multilink, o que corresponde há um bom conforto para enfrentar as ruas esburacadas da cidade.

Apesar do conforto, a Maverick ainda deve algum capricho de acabamento. As forrações de porta devem um arremate melhor e trazem recortes imprecisos. Mas isso se explica pelo posicionamento da Maverick nos EUA onde ela é uma picape de entrada.

Além disso, essa versão, que é chamada de Maverick Lariat Black, ganha detalhes escurecidos na grade frontal, nas rodas com preto brilhante. Já por dentro ganha a tonalidade em azul e em preto, assim como recebeu uma central multimídia SYNC 4 com tela de 13,2 polegadas com conexão com Android Auto e Apple Carplay sem fio, painel de oito polegadas com novo visual, som premium, câmera de 360 graus, além de controle de oscilação de reboque, sistema para ajudar no reboque, teto solar, retrovisores com aquecimento, banco do motorista com ajuste elétrico com oito posições, compartimento sob o banco traseiro, entre outros.

Essa configuração ainda conta com piloto automático adaptativo com stop and go, assistente de manutenção e centralização em faixa, sistema de frenagem pós-colisão, assistente de frenagem autônoma com detecção de pedestres e ciclista, controle automático em descidas, assistente de partida em rampa e farol alto automático. A picape ainda conta sensor de estacionamento dianteiro, monitoramento de ponto cego, sete airbags, alerta de tráfego cruzado, entre outros.
Dimensões
Ao todo, a Ford Maverick Lariat Black mede 5,11 metros de comprimento com 3,07 metros de entre-eixos, o que é espaço suficiente para um adulto esticar bem as pernas no banco traseiro. A picape tem capacidade de carga de 943 litros e 618 kg, assim como 499 kg de capacidade de reboque com sistema pro trailer para facilitar.

Motor turbo a gasolina
Em relação ao motor, a Ford Maverick Lariat Black vem equipada com o motor 2.0 GTDI Ecoboost turbo com injeção direta com 380 Nm de torque e 253 cv. A transmissão é automática de oito velocidades. A novidade ainda tem modo Eco e Esportivo, além dos modos normal, escorregadio e rebocar. Com esse conjunto, a picape tem uma boa retomada e, também, arrancada. Claro, não terá o fôlego da Rampage, mas vai superar a Toro.

Na velocidade de cruzeiro na estrada, nem parece ser uma picape, uma vez que tem um rodar macio como de um utilitário esportivo. Já nas retomadas em uma ultrapassagem em curvas em uma rodovia fica claro que é uma picape pelo balanço traseiro.

Em relação ao consumo, durante o teste fizemos 11,9 km/l, diferente do divulgado pela Ford, que é de 11,4 km/l na estrada e 8,5 km/l na cidade. No caso, do trecho urbano o consumo foi idêntico ao divulgado pela marca.
Preço melhor de olho na Toro
Pelo preço a Ford Maverick Lariat Black, que é negociada por R$ 219.900, não desbanca a Fiat Toro a gasolina, que é vendida por R$ 194.490, mas é mais barata que a versão a diesel Toro Ranch, oferecida por R$ 224.990. Todavia, a Maverick Black, que é a versão de entrada da picape, é mais equipada, tem um melhor acabamento e, também, é mais potente.

Diante dos 200cv da Toro diesel a Maverick emociona com mais silêncio e eficiência. Dado o preço do diesel é preciso dizer que ela traz mais conforto em relação à Fiat.
Portanto, se o cliente quiser apenas preço, a Toro vai continuar na frente, e, também, se o consumidor quiser uma picape com nível mais elevado vai procurar a Rampage. Desta forma, a Maverick Lariat Black fica entre as duas, se posicionando como uma boa alternativa para quem quer um produto superior ao da Fiat, mas que não pode pagar o que a Ram oferece. É um posicionamento inédito e interessante nesta nova fase da picape.

Se a ideia é um perfil urbano e eventualmente off road a Maverick surpreende custando quase R$ 20 mil a menos do que antes para fazer o consumidor ficar no mínimo indeciso entre a Ford e Fiat no universo das picapes compactas.
Fonte: R7
Foto: Diego Cesilio