Portal Veloz

Umidade do ar chega a 19,7% e Campinas entra em estado de alerta

O nível de emergência é o mais alto da escala da Defesa Civil do Estado de São Paulo

 A Defesa Civil de Campinas colocou a cidade em estado de alerta devido ao baixo índice de umidade do ar registrado no início da tarde desta quarta-feira, 10 de setembro. O indicador chegou a 19,7% às 12h40 na estação de medição do IAC no Taquaral. A umidade do ar ideal é em torno de 60%.

Nessa situação, a orientação é evitar exercícios físicos ao ar livre entre 10h e 16h; reforçar a hidratação; umidificar o ambiente com vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água. Sempre que possível, é importante se proteger do sol. É aconselhado, também, evitar aglomerações em ambientes fechados e usar soro fisiológico para olhos e narinas.

Nesta quarta-feira, Campinas também está em estado de emergência para o risco de incêndios florestais no município. Por isso, a Defesa Civil intensificou as vistorias na Área de Proteção Ambiental (APA) de Campinas. O nível de emergência é o mais alto da escala da Defesa Civil do Estado de São Paulo.

Para ampliar a fiscalização, o órgão determinou a convocação de servidores que estavam de sobreaviso, suspendeu folgas previamente agendadas e poderá acionar outros setores que integram a Operação Estiagem, como Serviços Públicos, Sanasa e a Secretaria de Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclimas).

A APA Municipal de Campinas, principal foco das vistorias, compreende os Distritos de Sousas e de Joaquim Egídio e a região a nordeste do município, entre os distritos de Sousas, o Rio Atibaia e o limite intermunicipal Campinas-Jaguariúna e Campinas-Pedreira, incluindo os bairros Carlos Gomes, Chácaras Gargantilha e Jardim Monte Belo.

O trabalho será concentrado em áreas consideradas estratégicas como aquelas em que foram registradas ocorrências no passado.

Operação Estiagem

As ações de prevenção às queimadas são realizadas pela Prefeitura na rotina da Defesa Civil e dentro da Operação Estiagem. O objetivo é fortalecer as ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação diante dos riscos associados ao período de seca. As ações da Operação são definidas por um comitê intersetorial formado por membros de diversos órgãos municipais e demais entidades ligadas ao tema.

×

Buscar no Portal Veloz