Um homem de 44 anos, considerado de alta periculosidade e apontado como integrante de uma facção criminosa, morreu após reagir a uma abordagem policial na noite desta quarta-feira (27), no Jardim Florence, em Campinas (SP). A ação foi realizada por equipes do Primeiro Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP), da Polícia Militar de São Paulo.
De acordo com informações do boletim de ocorrência, os policiais estavam em patrulhamento quando receberam um chamado do serviço de inteligência da corporação. As informações davam conta de que o suspeito, conhecido por envolvimento com o crime organizado, estaria circulando armado em um veículo branco pelo bairro Jardim Cosmos, e que poderia estar planejando ataques contra agentes do BAEP e da ROTA, em retaliação a recentes operações policiais.
Ao localizarem o veículo indicado, um Chevrolet Spin branco, os policiais tentaram realizar a abordagem, mas o motorista não obedeceu à ordem de parada. Após cerca de 500 metros de acompanhamento tático, os agentes se aproximaram e verbalizaram novamente. Nesse momento, segundo a versão dos policiais, o suspeito teria sacado uma arma de fogo e apontado na direção da equipe, o que levou os agentes a reagirem com disparos.
O homem foi atingido e, mesmo com a chegada do SAMU, não resistiu aos ferimentos. O óbito foi constatado no local.
Durante a operação, todos os policiais envolvidos utilizavam câmeras corporais. A Polícia Científica foi acionada para realizar a perícia no local, e foram recolhidos cartuchos de calibres .40, 5.56 e 7.62, além das armas utilizadas tanto pelos policiais quanto pelo suspeito. Também foram apreendidos o veículo utilizado, documentos, celular e objetos pessoais encontrados no carro.
Perícia e exames foram requisitados para todos os envolvidos. O caso será investigado por meio de inquérito policial.
Ainda segundo informações do boletim de ocorrência, a esposa do suspeito esteve no local, bastante abalada, mas não conseguiu prestar esclarecimentos naquele momento.
O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), e o veículo foi recolhido ao pátio de Cosmópolis.