O pedido foi feito pelo ministro das Relações Exteriores, Yván Gil, durante reunião com o coordenador residente da ONU em Caracas
O governo da Venezuela solicitou nesta terça-feira (26) o apoio do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, em meio à escalada de tensões com os Estados Unidos.
O pedido foi feito pelo ministro das Relações Exteriores, Yván Gil, durante reunião com o coordenador residente da ONU em Caracas, Gianluca Rampolla. Em comunicado, Gil afirmou que o envio de navios de guerra norte-americanos ao Caribe representa uma ameaça à paz regional.
“Solicitamos o apoio do secretário-geral da ONU, António Guterres, para restaurar o bom senso”, disse o chanceler, acrescentando que as movimentações militares dos EUA geram “preocupações legítimas” ao governo venezuelano.
Acusações e rejeição
A tensão se intensificou após Washington acusar Nicolás Maduro de liderar o chamado Cartel de los Soles, suposto grupo de tráfico de drogas ligado a altos oficiais venezuelanos. O governo dos EUA afirma que o envio de navios de guerra faz parte das ações para conter operações de narcotráfico na região.
Caracas rejeitou as acusações, classificando-as como “narrativas falsas” e negando a existência do cartel. Segundo Gil, trata-se de uma “mentira inventada pelos Estados Unidos para justificar possíveis ataques contra a Venezuela”.
Convocação da Milícia Bolivariana
Em resposta às movimentações militares norte-americanas, o governo venezuelano convocou cidadãos a se inscreverem na Milícia Bolivariana, força criada em 2005 pelo ex-presidente Hugo Chávez para auxiliar na defesa territorial. O número de adesões ainda não foi divulgado oficialmente. (Renan Isaltino)
Fonte: Reuters
Foto: R7