A Polícia Militar (PM), por meio de uma equipe da 4ª Companhia, atendeu a uma ocorrência de denúncia anônima na tarde desta segunda-feira (25), na Rua Tiradentes, no Centro de Piracicaba (SP), onde um homem foi encontrado em condições graves de abandono.
Segundo a corporação, a equipe foi acionada via COPOM após a informação de que um senhor estaria em situação de negligência. No endereço indicado, os policiais foram recebidos por um homem que se identificou como cuidador da vítima e autorizou a entrada da equipe.
Em um dos quartos da residência, os policiais localizaram um homem de 52 anos, acamado, extremamente magro, com sinais evidentes de desnutrição e utilizando fralda suja. O ambiente era insalubre, com forte odor, restos de comida apodrecida, fraldas descartadas no chão e ausência de iluminação natural ou elétrica no cômodo.
A vítima tem diagnóstico de esquizofrenia, faz uso de medicação contínua e está acamada após sofrer uma fratura no fêmur em decorrência de uma convulsão. O suposto cuidador, um homem de 54 anos, afirmou estar há 35 anos ao lado da vítima, inicialmente como amigo da família. No entanto, ele nunca foi formalmente contratado ou remunerado para exercer essa função. Ele também vive em condições precárias, sem apoio familiar ou ajuda financeira. Foi conduzido ao 1º Distrito Policial para prestar esclarecimentos.
O local foi periciado e a Polícia Civil compareceu para dar início às investigações. A equipe do SAMU foi acionada para prestar atendimento médico à vítima. Familiares foram contatados, mas, segundo os policiais, não demonstraram interesse em comparecer ao local ou oferecer auxílio. Um primo da vítima foi localizado, mas não compareceu ao imóvel.
O caso foi registrado no DEIC de Piracicaba como abandono de incapaz. A Polícia aguarda a identificação de familiares e o encaminhamento da vítima para atendimento médico e assistencial.