Portal Veloz

Rede Mário Gatti promove curso de aprimoramento sobre Síndromes Coronarianas Agudas

O treinamento aconteceu no ambulatório do Mário Gatti e foi direcionado a profissionais incluindo médicos, enfermeiros e farmacêuticos

 A Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar promoveu, nesta terça e quarta-feira, 19 e 20 de agosto, o Curso de Aprimoramento em Diagnóstico e Tratamento das Síndromes Coronarianas Agudas (SCA), voltado especialmente para os casos de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). O treinamento aconteceu no ambulatório do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti (HMMG) e foi direcionado a profissionais da Rede Mário Gatti, incluindo médicos, enfermeiros e farmacêuticos.

 O termo SCA é utilizado para descrever um conjunto de condições em que o fluxo sanguíneo para o coração sofre uma redução súbita, podendo gerar riscos graves à saúde. O objetivo foi promover atualização clínica, troca de experiências e fortalecimento do trabalho da equipe multiprofissional que atua nas unidades hospitalares.

O curso foi organizado pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP), em parceria com a Coordenação do Pronto-Socorro Adulto do HMMG, e contou com apoio da Boehringer Ingelheim. As aulas foram ministradas pelo médico intensivista, emergencista e coordenador da UTI do Hospital Estadual de Sumaré, Cláudio Pilon.

Alta nas doenças cardiovasculares

A coordenadora do NEP, Eliana Paião, afirmou que as estatísticas da RMG mostraram um aumento de 28,98% nos atendimentos de doenças cardiovasculares no segundo trimestre deste ano nas unidades da Rede Mário Gatti. O dado evidência a importância de cursos de aprimoramento para manter a qualidade e eficiência do atendimento aos pacientes.

“O treinamento é essencial para que os profissionais de saúde aprimorem suas práticas e conhecimentos, já que a SCA é uma emergência que exige atenção rápida, pois pode levar a complicações graves, incluindo danos permanentes ao músculo cardíaco e até a morte”, explicou.

 O tratamento imediato, como intervenções para restaurar o fluxo sanguíneo e medicamentos para estabilizar o coração, é essencial para minimizar os danos. “O curso faz parte da capacitação contínua a fim de desenvolver a técnica e habilidades necessárias para reduzir o tempo que compreende desde a classificação de risco até o diagnóstico final e conduta. O treinamento de hoje reforça o raciocínio clínico dos médicos e enfermeiros e estimula o trabalho em equipe para minimizar a perda de músculo cardíaco”, afirmou a coordenadora.

Para os profissionais que participaram do curso, a atualização foi essencial para alinhar informações e a assistência. “Foi um curso extremamente importante, pois é necessário manter o conhecimento atualizado para termos agilidade e eficiência frente a esse diagnóstico, tão sério e impactante”, avaliou a enfermeira Isabella Brescancin.

Foto: divulgação

×

Buscar no Portal Veloz