A criança havia se engasgado com macarrão
Uma ocorrência de emergência mobilizou a Guarda Civil Municipal (GCM) de Limeira na tarde desta terça-feira (19) e terminou com o salvamento de uma menina de 1 ano e 9 meses. A criança havia se engasgado com macarrão no bairro Cecap e apresentava sinais de asfixia quando foi socorrida pelos agentes.
Durante patrulhamento de rotina, o Subinspetor Zanella e o GCM Mello foram surpreendidos pela mãe, que corria desesperada pedindo ajuda. Imediatamente, os guardas iniciaram a manobra de Heimlich, técnica de primeiros socorros usada em casos de engasgo. Em meio à tensão, os agentes se revezaram até que o alimento foi expelido e a respiração da menina restabelecida.
Após o atendimento inicial, a criança foi levada à Santa Casa, onde recebeu cuidados médicos. De acordo com a equipe hospitalar, ela ficou em observação, mas não corre risco e não apresentou sequelas.
A mãe, emocionada, agradeceu à corporação pelo gesto que salvou a filha. “Eles apareceram na hora certa. Foram verdadeiros anjos em nossas vidas”, afirmou.
A ação rápida reforça o papel da GCM não apenas na segurança da cidade, mas também em situações de emergência que exigem preparo e sangue frio. (Renan Isaltino)
Foto: Wagner Morente