O deputado federal Miguel Lombardi (PL-SP) acompanhou a sessão ordinária
Nesta segunda-feira (18), a Câmara Municipal de Limeira aprovou quatro projetos pautados na Ordem do Dia, dois itens da pauta foram adiados. Também foram debatidos 22 requerimentos durante o Expediente, destinado à leitura de todos os documentos protocolados na Casa.
O deputado federal Miguel Lombardi (PL-SP) acompanhou a sessão ordinária. Ele falou um pouco da trajetória como vereador no Legislativo limeirense, das dificuldades do dia a dia enfrentadas pelos vereadores, sobre a atuação na Câmara dos Deputados e sobre a missão de cada um para servir a população. “A política, desde que usada para o bem, é a maior ferramenta para melhorar a qualidade de vida das pessoas, principalmente dos mais pobres, daqueles que não tem voz”, parafraseou o papa Francisco.
Tribuna Livre
A Tribuna Livre desta semana foi ocupada por Marcos Vinícius da Silva, que discorreu sobre a moção de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro aprovada na sessão ordinária da semana passada. Ele fez apontamentos contrários às falas de vereadores, destacando fatos como a independência do Banco Central em relação à taxa de juros, Bolsa Família, democracia e as torturas sofridas por pessoas durante o período da ditadura no Brasil. “Se a gente não reconhece nosso passado, não protegemos nosso futuro. Uma mentira contada repetidamente se torna uma verdade”, destacou o orador, frisando que há assuntos mais importantes para serem tratados no município.
Confira como foi a votação:
Adiado – Projeto de Lei Nº 179/2022, do ex-vereador Dr. Júlio, define a prática da telemedicina no município.
Adiado – Projeto de Lei Nº 150/2025, da vereadora Tatiane Lopes (Avante), insere o artigo 6º-A na Lei Nº 6260/2019, que dispõe sobre o Código Municipal dos Direitos dos Animais, para obrigar a microchipagem em todos os atendimentos efetuados pelo poder público.
Aprovado – Projeto de Lei Complementar Nº 13/2025, do vereador Helder do Táxi (PSD), altera dispositivos da Lei Complementar nº 813/2018, que dispõe sobre as diretrizes e normas para a regularização fundiária do parcelamento ilegal do solo.
Aprovado – Projeto de Resolução Nº 23/2025, da Mesa Diretora 2025/2026, modifica a redação dos arts. 2º e 4º e revoga o art. 3º da Resolução Nº 584/2014, que cria o Cine Câmara, para que as atividades possam ser realizadas nas dependências do Legislativo e também no Cine Vagalume.
Aprovado – Projeto de Lei Complementar Nº 19/2025, da Mesa Diretora 2025/2026, acrescenta a simbologia/referência F.G.3 ao Anexo I da Lei Complementar Nº 885/2021, que institui a Tabela de Remuneração da Câmara Municipal de Limeira.
Aprovado – Projeto de Resolução Nº 27/2025, da Mesa Diretora 2025/2026, modifica dispositivos e anexos da Resolução Nº 846/2023, que dispõe sobre a reestruturação administrativa e organizacional e sobre o quadro permanente de cargos, referências, vencimentos, funções gratificadas e atribuições da Câmara Municipal de Limeira.