Portal Veloz

Risco de queimadas aumenta com previsão de baixa umidade em Limeira

A Defesa Civil de Limeira registrou, nesta sexta-feira (15), duas ocorrências de queimadas — uma na região do Ouro Verde e outra atrás do condomínio Terras de São Bento. Nesta semana, já foram dez registros no município. O cenário preocupa porque, nos próximos dias, a combinação de tempo seco, baixa umidade e temperaturas acima da média deve favorecer novos focos de incêndio em áreas verdes.

Na segunda-feira (18), a umidade relativa do ar no município pode cair para 23% e, na quarta (20), atingir 22%, índices considerados críticos para a saúde e para o meio ambiente. Os dados são do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec). A previsão indica ainda a ocorrência de um “veranico” — fenômeno típico de inverno, marcado por calor e tempo seco — que pode durar de três a cinco dias.

Essas condições facilitam a propagação do fogo, trazendo prejuízos ambientais, riscos à saúde e ameaça à vida. Portanto, a orientação é evitar práticas como uso de fogo para limpeza de terrenos, queima de lixo e descarte de bitucas de cigarro em áreas com vegetação.

Em caso de incêndio, o Corpo de Bombeiros (193) ou a Defesa Civil (199) devem ser acionados imediatamente.

 

Foto: Prefeitura de Limeira

×

Buscar no Portal Veloz