A iniciativa foi apresentada pelo vereador Guilherme Guido
Na sessão ordinária desta segunda-feira (11), a Câmara Municipal de Limeira aprovou uma moção de protesto ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, atribuindo-lhe o título de persona non grata no município.
A iniciativa, apresentada pelo vereador Guilherme Guido, recebeu dois votos contrários — das vereadoras Isabelly Carvalho e Tatiane Lopes — e registrou a ausência de alguns parlamentares no momento da deliberação.
No texto, os autores alegam que o ministro teria desrespeitado a Constituição Federal e mencionam sanções impostas a ele com base na Lei Magnitsky, legislação norte-americana voltada a violações de direitos humanos e corrupção. A moção ainda cita um gesto obsceno que Moraes teria feito em 30 de julho, durante uma partida de futebol na Neo Química Arena, em São Paulo, interpretado pelo documento como “provocação” e “deboche”.
Segundo a justificativa, tais condutas seriam incompatíveis com os princípios de impessoalidade, moralidade e decoro exigidos de um integrante do Supremo. O documento aprovado será encaminhado ao gabinete de Moraes, em Brasília. (Renan Isaltino)
Foto: R7