O vereador Everton Ferreira (PSD) esteve na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Antônio de Luna, no bairro Cecap, para uma visita de fiscalização, na terça-feira, 29 de julho. Segundo o parlamentar, a unidade é responsável pelo atendimento da população do Cecap e também do bairro Santa Eulália, e durante a vistoria identificou algumas demandas relacionadas à estrutura, equipamentos e capacidade de atendimento.
De acordo com o parlamentar, um dos principais pontos observados foi a suspensão temporária do atendimento odontológico. A dentista responsável está em licença-maternidade, com previsão de retorno em novembro. Atualmente, a unidade conta com cerca de 30 mil prontuários odontológicos. Conforme as informações apuradas no local, em uma das ocasiões, havia 100 pacientes na fila de espera para atendimento geral, mas apenas 20 conseguiram ser atendidos, o que reforça a necessidade de ampliação da equipe ou remanejamento temporário de profissionais para a unidade.
Durante a visita, o vereador constatou que os aparelhos de ar-condicionado das salas de vacinação, curativos e da farmácia não estavam em funcionamento. No caso da farmácia, o equipamento está inoperante há cerca de um ano devido ao furto do cano de cobre. Também foi observada a falta de ventiladores em funcionamento, sem previsão de reposição. Uma das salas da unidade está desativada por ausência de estrutura básica, como computador, mesa e instalação elétrica. O vereador protocolou a Indicação Nº 2889/2025 cobrando soluções de todos esses problemas.
Além disso, também foi protocolada a Indicação Nº 2890/2025 sobre outras demandas de manutenção, como uma janela quebrada e a necessidade de reparo na descarga do banheiro feminino acessível. O vereador também solicitou a troca da placa de identificação localizada na entrada da UBS, que se encontra com as informações apagadas e danificada pelas ações do tempo e das chuvas, prejudicando a visualização e identificação da unidade por parte dos usuários.
Atualmente, a unidade conta com quatro médicos clínicos, dois ginecologistas e dois pediatras. De acordo com servidores, esse número já foi maior em anos anteriores, o que impacta diretamente a capacidade de atendimento da UBS.
Everton Ferreira destacou que as visitas às unidades de saúde têm como objetivo acompanhar de perto a realidade da rede e colaborar com soluções. “Sabemos das limitações enfrentadas, mas é importante garantir que a população tenha acesso a um atendimento adequado. Vamos encaminhar essas informações à Secretaria Municipal de Saúde e buscar meios de contribuir com as melhorias necessárias”, afirmou o vereador.
Foto: Câmara de Limeira