Segundo informações extraoficiais obtidas pelo parlamentar, a cidade teria cerca de 1.500 pessoas aguardando exames oftalmológicos
A fila por exames e cirurgias oftalmológicas na rede pública de Americana tem causado apreensão entre moradores e levantado questionamentos no Legislativo. O alerta partiu da própria população, que procurou o vereador Renan de Angelo por meio das redes sociais para relatar dificuldades e demora no atendimento.
Segundo informações extraoficiais obtidas pelo parlamentar, a cidade teria cerca de 1.500 pessoas aguardando exames oftalmológicos, sendo que pelo menos 500 casos já estariam em estágio cirúrgico.
Sem acesso a dados oficiais, Renan de Angelo protocolou um requerimento na Câmara Municipal solicitando que a Prefeitura apresente os números reais da fila — tanto para exames quanto para cirurgias oftalmológicas.
“Recebi diversos relatos de moradores. Diante da gravidade, busquei informações e o que descobri é alarmante. Precisamos de transparência para entender a real situação e buscar soluções concretas”, afirmou o vereador.
Articulação por recursos
Com o objetivo de reduzir ou zerar a fila, Renan de Angelo afirmou que já está em articulação com deputados estaduais e federais para destinar emendas parlamentares específicas para a área de oftalmologia em Americana.
“Com recursos direcionados, é possível viabilizar mutirões, ampliar contratos e agilizar os atendimentos. Mas precisamos primeiro saber qual é o tamanho real do problema”, destacou.
A reportagem do Portal Veloz solicitou um posicionamento oficial da Prefeitura de Americana, mas até o momento da publicação não obteve resposta.
A situação segue em acompanhamento pela Câmara Municipal, e novas medidas poderão ser adotadas a partir da resposta (ou ausência dela) do Executivo. (Renan Isaltino)