De acordo com relatos de moradores da região e registros em imagens aéreas e vídeos, o local —que não possui construções e já foi cogitado, sem sucesso, como sede da garagem municipal de ônibus— vem sendo utilizado de forma irregular para despejo de resíduos sólidos, prática que tem gerado preocupação ambiental e indignação por parte da comunidade local.
“A área em questão é uma zona verde e deve ser preservada. A utilização indevida para descarte de lixo representa não apenas um desrespeito à legislação ambiental, mas também um risco à saúde pública e à qualidade de vida dos moradores do entorno”, frisou André Bandeira.
No documento, o vereador questiona se a Prefeitura tem conhecimento do despejo irregular de lixo no local; o motivo pelo qual caminhões municipais ou terceirizados estariam descartando resíduos na área verde; se há estudos, licenças ou laudos técnicos que autorizem tal prática; e se a ação está inserida em alguma política pública de gestão de resíduos sólidos e, em caso positivo, a justificativa para a escolha deste ponto específico.
Ele também pergunta quais medidas emergenciais serão tomadas para interromper o descarte e recuperar a área e se há previsão e cronograma para a remoção adequada dos resíduos acumulados. O requerimento deverá ser apreciado em plenário com o retorno das reuniões ordinárias, em agosto.