A Secretaria de Saúde de Sumaré iniciou, na terça-feira (1º), a aplicação da dose de reforço da vacina meningocócica ACWY para crianças aos 12 meses de idade. No esquema anterior, a vacina meningocócica do tipo C era aplicada em bebês aos 3, 5 e 12 meses de vida. Com a nova orientação do Ministério da Saúde (MS), a Meningo C continuará sendo administrada aos 3 e 5 meses, mas, ao completar um ano de idade, a criança passará a receber a vacina meningocócica ACWY.
As doses do imunizante estão disponíveis em todas as USFs (Unidades de Saúde da Família) do município. A substituição tem como objetivo ampliar a proteção contra os sorogrupos de meningococos mais prevalentes (A, C, W e Y) , responsáveis por diversas infecções generalizadas. Essa vacina anteriormente era aplicada somente em adolescentes com idade entre 11 e 14 anos.
Segundo a superintendente da Vigilância em Saúde, Denise Barja, as crianças que já receberam o esquema primário e o reforço com a vacina meningocócica C não precisarão receber a dose de reforço com a meningocócica ACWY. “O novo esquema vale para as crianças que ainda não tomaram a terceira dose. Portanto, aquelas que já estão com o esquema completo podem ficar tranquilas”, explicou.
Denise acrescentou ainda que as crianças que já completaram um ano de vida e ainda não receberam a dose da vacina contra a meningite devem procurar, o quanto antes, uma unidade de saúde. No calendário de vacinação infantil, a vacina meningocócica pode ser aplicada até os 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade.
O secretário municipal de Saúde, Rafael Virginelli, reforça a importância da vacinação na prevenção de complicações causadas pela meningite. “A meningite pode causar danos neurológicos e sequelas permanentes. Por isso, pais e responsáveis devem ficar atentos. Em caso de dúvidas, procurem uma de nossas unidades de saúde”, alerta Rafael.
Novo esquema vacinal:
Vacina Meningocócica C (Conjugada): aplicada aos 3 e 5 meses de idade;
Vacina Meningocócica ACWY (Conjugada): reforço aos 12 meses;
Reforço da ACWY aos 11 anos, disponível também até os 14 anos, 11 meses e 29 dias.
Foto: Prefeitura de Sumaré