O ingresso pode ser encontrado no Sympla ou na bilheteria do teatro
A Orquestra Sinfônica de Campinas realiza neste domingo, 6 de julho, às 10h, no Teatro Castro Mendes, mais um concerto da série Niza Tank. O ingresso pode ser encontrado no Sympla ou na bilheteria do teatro.
A regência será do maestro convidado Abel Rocha. A apresentação terá os solistas Leandro Lui, baterista, e o claronista da Sinfônica, Mário Marques.
O repertório abre espaço para a estreia mundial de “Danzas n°5 – Concerto para clarone, bateria e orquestra”, do brasileiro Felipe Senna, e para a consagrada “Sinfonia n°4”, de Tchaikovsky.
Uma estreia muito especial
Danzas N°5 é um concerto duplo para clarone (instrumento de sopro da família dos clarinetes), bateria e orquestra.
A série Danzas é constituída por obras sinfônicas em que o universo brasileiro e suas múltiplas linguagens dialogam com a perspectiva contemporânea da música de concerto.
A obra se destaca por seus instrumentos, que geralmente não são tão explorados como solistas, e mostra a quantidade de possibilidades musicais que podem ser extraídas.
O diretor da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Wanilton Mahfuz, falou sobre a nova obra, que será tocada pela primeira vez neste concerto. “Essa peça é desafiadora para os músicos e para os espectadores, pois apresenta diversas ideias musicais inusitadas e originais que prendem a atenção do público”, comenta.
Mahfuz continua explicando que, na segunda parte do concerto, “teremos a Sinfonia nº 4 de P.I.Tchaikovsky, uma de suas obras mais expressivas. A sinfonia explora o tema do destino como uma força inevitável que paira sobre a vida humana, influenciando tanto a alegria quanto a tristeza. Assim, teremos a oportunidade de ampliar nosso horizonte musical, seja conhecendo uma peça inédita, seja apreciando uma obra consagrada pelo público”, pontua.
Mário Marques, músico da Sinfônica de Campinas, e, dessa vez, solista, trouxe sua visão sobre o concerto. “O público pode esperar um concerto diferente daquilo que é usual dentro da música sinfônica, por ter dois instrumentos que aparecem pouco como solistas (clarone e bateria) e trazer o protagonismo para eles, que possuem pouco repertório. É uma apresentação que vai encantar o público e mostrar algo diferente e inusitado. Além disso, teremos uma obra inédita e atual, composta por um músico brasileiro e jovem, que trará características do mundo moderno”.
Mário fez questão de destacar a sua empolgação com o concerto. “A expectativa é a mais positiva possível, acho que o público vai gostar. Tenho a sensação de estar contribuindo para o repertório do clarone no Brasil, com essa peça nova. Me sinto honrado de estar dividindo palco com o Leandro e ser, dessa vez, solista, junto à OSMC, pela importância e qualidade que ela tem, além da seriedade com que o maestro Abel vem conduzindo o trabalho durante a semana”.
Serviço
Concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas da série “Niza Tank”
Local: Teatro Castro Mendes
(Rua Conselheiro Gomide, 62 – Vila Industrial, Campinas – SP, 13035-320)
Data: 6 de julho de 2025 (domingo)
Horário: 10h
Ingressos disponíveis pelo Sympla ou pela bilheteria do teatro (https://bileto.sympla.com.br/event/107852/d/325479).