A Prefeitura de Americana informou que instituiu uma comissão para apurar a denúncia envolvendo suposto uso de veículo equipado com câmeras para fiscalização do sistema de estacionamento rotativo no município, a Área Azul. A medida foi tomada após a circulação de um vídeo nas redes sociais em que aparece um carro equipado com câmeras transitando pela região central da cidade.
A comissão terá 30 dias, prorrogáveis por igual período, para concluir a apuração, conforme portaria publicada nesta terça-feira (17) em edição extraordinária do Diário Oficial do Município.
O contrato para administração da Área Azul em Americana, executado pela empresa Estapar, está em vigor desde 2018. A fiscalização feita com carros foi proibida em 2023.
Na última semana, a empresa responsável pela Área Azul havia informado que o veículo flagrado no vídeo não é usado para fiscalização de infrações, mas sim em atividades administrativas e operacionais.
A comissão de apuração do caso é composta pelo chefe de gabinete Franco Ravera Sardelli, pelo secretário de Obras e Serviços Urbanos, Adriano Alvarenga Camargo Neves, pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael de Barros, pelo secretário-adjunto de Trânsito, Marcelo Giongo, e pelo procurador do município José Francisco Montezelo.
A Prefeitura disse que também vai solicitar à Câmara a indicação de vereadores para acompanhar o processo.
Foto: Gualter Amado/Divulgação











