Sugestões podem ser para áreas como saúde, educação, assistência, atenção à primeira infância, habitação, meio ambiente, entre outras
A Secretaria de Finanças de Campinas recebeu, até esta quarta-feira, 4 de junho, mais de 1.738 contribuições para o Plano Plurianual (PPA) 2026 – 2029. Ainda dá tempo de participar. Basta enviar as sugestões até 17 de junho, pelo link: https://campinas.sp.gov.br/ppa .
No formulário, é preciso informar o nome, e-mail, o bairro onde mora e escolher qual a prioridade. Clicando na opção escolhida, abrirá uma caixa de comentários, onde será possível detalhar a contribuição.
As áreas que receberam mais sugestões até o momento são: Transporte e Mobilidade (137), Saúde (136), Meio Ambiente (132), Educação (128) e Cultura e Turismo (124). Todas as contribuições serão analisadas pelas secretarias envolvidas, que vão avaliar se é possível serem incluídas no PPA. Na página: https://campinas.sp.gov.br/ppa/dashboard é possível acompanhar as atualizações feitas em tempo real.
Ferramenta de planejamento
De acordo com o secretário de Finanças de Campinas, Aurílio Caiado, o Plano Plurianual é uma importante ferramenta de planejamento da gestão. “A participação do cidadão é essencial, porque nos direciona sobre quais são as prioridades de cada região. As contribuições são sempre muito bem-vindas”, explica o secretário de Finanças, Aurílio Caiado.
Temáticas
As temáticas do PPA são:
Campinas cidade acolhedora;
Campinas Cidade Inteligente;
Campinas Cidade Sustentável;
Campinas Cidade Criativa; e
Campinas Cidade do Futuro.
Já as prioridades são: Saúde, Educação, Assistência, Atenção à Primeira Infância, Habitação, Transporte e Mobilidade, Meio Ambiente, entre outras.
Plano Plurianual
O Plano Plurianual é o principal instrumento de planejamento de médio prazo da Prefeitura e define as diretrizes, os objetivos e as metas da Administração Pública para um período de quatro anos.
“Estamos fazendo reuniões de trabalho com os servidores que trabalham na elaboração e acompanhamento do PPA. Durante os encontros os profissionais estão recebendo orientações sobre a construção do diagnóstico preliminar e a definição das políticas públicas que nortearão o novo ciclo de planejamento do PPA”, explica Caiado.
Sua elaboração, além de estratégica, visa atender o disposto no § 1º do art. 165 da Constituição Federal e no inciso I do art. 5º das Disposições Transitórias da Lei Orgânica do Município de Campinas.
Elaborado no 1º ano de mandato e com vigência a partir do 2º ano, o projeto de lei do PPA deve ser encaminhado à Câmara Municipal até o dia 30 de agosto do último ano de vigência do plano anterior.
Serviço
Sugestões para a elaboração do Plano Plurianual
Como participar: https://campinas.sp.gov.br/ppa
Até quando: 17/06
Foto: Carlos Bassan











