A atividade proporcionou aos pequenos uma tarde de aprendizado e muita diversão
Como parte da programação da Semana do Meio Ambiente (Semeia 2025), alunos da Escola Municipal Vicente Ráo visitaram o Museu de História Natural, no Bosque dos Jequitibás, nesta quarta-feira (04). A atividade proporcionou aos pequenos uma tarde de aprendizado e muita diversão.
Um dos temas abordados durante a atividade foi a diversidade de biomas e a importância da preservação das espécies. O guia explicou aos alunos sobre a taxidermia, técnica que consiste em preservar e montar animais para exibição, mantendo sua aparência natural.
João Ricardo Camargo, de sete anos, se impressionou com o leão e as aves. “O leão é engraçado, porque o olho dele é esbugalhado. Mas eu gostei do pássaro abrindo as asas, da coruja ali e também do tucano” relata João, em sua primeira visita ao local.
Foi com animação que a estudante do 1° ano, Giovana de Camargo, de sete anos, se preparou para a atividade. “Eu fiquei esperando, separei meu uniforme e me troquei sozinha” conta Giovana. Para ela, alguns animais foram destaque na visita. “O leão é engraçado, mas a cobra dá medo. Não existe uma cobra desse tamanho” replica a aluna, recebendo do guia a confirmação da existência do animal.
Segundo o biólogo do Museu de História Natural, Felipe Gonçalves, atividades como essa são essenciais para a preservação do meio ambiente. “Só conseguimos preservar aquilo que conhecemos. É fundamental nos informarmos e lutarmos pela conservação não apenas dos animais, mas também dos biomas como um todo”, explica Gonçalves.
Sobre a Semeia
Criada pela Lei Municipal nº 10.450 de 2000, a Semeia – Semana do Meio Ambiente chega à sua 25ª edição. O evento teve início com atividades concentradas em poucos locais da cidade, mas ao longo dos anos foi se expandindo, com o objetivo de envolver mais diretamente a população. Atualmente, as ações ocorrem de forma descentralizada por todo o território de Campinas, reforçando o caráter participativo da iniciativa.
A organização da Semeia é coordenada pela Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura de Campinas, em parceria com diversas secretarias municipais, autarquias, universidades e representantes da sociedade civil. Juntos, promovem uma programação ampla em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.
Foto: divulgação Prefeitura de Campinas











