Projeto foi realizado com recursos de um edital de incentivo à arte urbana. Figuras coloridas praticando esporte embelezam o espaço e incentivam a prática de exercícios
A Praça Arautos da Paz, em Campinas, ganhou mais cor com a entrega da arte Mobilidade Esportiva, feita pelo artista visual e professor Rubinho Toniolli. A obra foi realizada por meio do edital nº 002/2023 — Intervenções Artísticas de Arte Urbana, Grafite e Muralismo – Campinas Arte Urbana: Paisagens Artísticas no Ambiente Urbano —, uma parceria entre a Secretaria Municipal do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
Revitalização
O mural, composto por representações de praticantes de esportes como skate, corrida e ciclismo, comunica a arte com o ambiente e dá vida a toda a parede externa do antigo banheiro público localizado na praça, em frente à 4ª Delegacia da Polícia Civil. “Eu não trouxe só uma ideia minha, do artista, um sonho meu, uma visão minha. Eu quis que essa arte se comunicasse com o entorno e fizesse sentido para quem passa aqui”, contou Rubinho.
A parede que recebeu o grafite pertence a um antigo banheiro, desativado devido a atos de depredação. Segundo o secretário municipal de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, a praça já conta com outra opção de banheiro disponível para uso da população, incluindo sanitário com acessibilidade. Além disso, o secretário destaca que durante grandes eventos realizados no local, a organização contrata banheiros químicos para atender à demanda de público. Com o grafite, a parede do banheiro desativado se transforma em um grande mural de arte a céu aberto, dando novo significado ao espaço.
Construção da ideia
As cores usadas na arte foram escolhidas para contrastar com o verde da grama que envolve todo o banheiro, de forma que o mural esteja em destaque e bem colorido — chamando a atenção de quem passa pelo local praticando esporte ou sendo incentivado a praticar. “A gente tem o esporte aí motivando a galera que passa aqui a cada volta. A pessoa vai ver uma bike, vai ver um corredor. Então eu espero que a pessoa se sinta motivada, dê várias voltas e veja que a arte está estampada aí — que talvez possa motivá-la também. Essa foi uma das ideias”, contou Rubinho.
O processo de pintura, após a limpeza da parede, durou 15 dias. Rubinho agradeceu a oportunidade de deixar sua arte na Praça Arautos da Paz. “Para mim, foi muito gratificante poder fazer um trabalho para a sociedade, para os transeuntes e para uma praça pública. Acho que esse trabalho traz um pouco de alegria, um pouco de movimento — e essa é uma das intenções que eu procuro com a minha arte”, explica o artista.
Importância do fomento
A entrega, realizada no dia 13 de maio, contou com a presença da secretária de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli; do secretário do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Braz dos Santos Adegas Júnior, além das equipes técnicas de ambas as secretarias — como a coordenadora de editais da Secretaria de Cultura e Turismo, Sandra Peres; o assessor técnico e o chefe do setor de Educação Ambiental da Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Luís Vogel e Giuliano Gallardo; e a coordenadora de Educação Ambiental, Vanessa Palma.
“O mural entrega para a população aquela sensação de que a gente está cuidando do lugar, e, acima de tudo, faz com que as pessoas também tenham um pertencimento e cuidem do espaço. Para a gente, o fato de ser na Praça Arautos da Paz, onde recebemos muitos eventos todas as semanas — tanto esportivos quanto culturais e gastronômicos — é o lugar perfeito para já entregar mais essa etapa do nosso edital”, afirmou Alexandra Caprioli.
Adegas também falou sobre a importância do projeto. “É muito importante a gente fazer essa revitalização, onde as pessoas têm o prazer de conhecer a nossa arte — não só a cultura e as questões ambientais, mas a arte também, como o Rubinho nos propôs neste lindo mural. Eu acho que essa parceria da Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade com a Secretaria de Cultura e Turismo vai dar muitos bons frutos para a nossa cidade”, defendeu o secretário.
Foto: Prefeitura de Campinas