Portal Veloz

Ação da campanha Maio Laranja reúne Grupo 60+ no São Jerônimo, em Americana

Durante todo o mês de maio as ações de sensibilização e conscientização serão intensificadas na cidade

 Cerca de 30 participantes do Grupo 60+ do território do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro São Jerônimo discutiram, na manhã desta quarta-feira (14), o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, tema das campanhas Maio Laranja e Faça Bonito – Proteja nossas Crianças e Adolescentes, promovidas pela Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH). A atividade foi realizada pela equipe do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) – Projeto Caminho, prestado pela Diaconia São Judas Tadeu, no território do CRAS São Jerônimo.

 A educadora social do SCFV São Jerônimo, Aline Silva, ministrou a roda de conversa, que contou com apresentação de vídeo de sensibilização sobre o tema e dinâmica. “As participantes interagiram com a ação Maio Laranja e receberam informações e orientações sobre como identificar os sinais de abuso. As crianças abusadas têm medo, não conseguem falar e nem identificar sobre a violência sofrida. Por isso, os adultos, a escola, as famílias devem estar alertas e observar se há uma mudança brusca de comportamento e tomar as providências. As crianças não sabem diferenciar o que é carinho e o que é abuso. Quando o adulto se cala, deixa de garantir os direitos das crianças”, reforça.

 Durante todo o mês de maio as ações de sensibilização e conscientização serão intensificadas na cidade. As atividades são alusivas ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado em 18 de maio. A data foi instituída em memória do Caso Araceli, crime de violência sexual contra uma menina de 8 anos, ocorrido em 1973.

 “No mês de maio intensificamos a abordagem do tema, buscando ampliar as informações e orientações sobre o tema junto à população. É muito importante reforçarmos os cuidados e riscos para alertar e prevenir este tipo de crime contra as crianças e adolescentes”, destaca a secretária Juliani Hellen Munhoz Fernandes.

 A programação especial conta com a participação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), do Programa Trabalho Legal, do Americana pela Primeira Infância, do Conselho Tutelar, dos CRAS, do CREAS, do SCFV e de outros parceiros.

Foto: Prefeitura de Americana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Buscar no Portal Veloz