Portal Veloz

Samu de Campinas renova frota de ambulâncias

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Campinas está com frota de ambulâncias renovada, o que garante eficiência, segurança e qualificação nos atendimentos aos pacientes e para as equipes de trabalho. Quinze veículos zero quilômetro da marca Mercedes-Benz começaram a ser usados pelo SUS Municipal no sábado, 10 de maio, e estão padronizados visualmente conforme critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Na frota de ambulâncias, 12 são Unidades de Suporte Básico (USBs), conhecidas como viaturas básicas. Elas são destinadas ao atendimento e transporte de pacientes sem risco de morte imediata e que não precisam de intervenção médica no local ou durante o trajeto. 

Estes veículos são equipados, por exemplo, com materiais para imobilização, curativos e acesso venoso. As USBs são tripuladas por um técnico de enfermagem e condutor.

As outras três ambulâncias da frota são Unidades de Suporte Avançado (USAs) ou viaturas UTI. Elas são equipadas para situações de urgência e emergência, portanto, para assistir pacientes em estado grave ou crítico que necessitam de cuidados médicos intensivos. 

Nestas ambulâncias é possível realizar intubações orotraqueais, manutenção do paciente em ventilação mecânica e ofertar o suporte avançado de vida até a chegada a uma unidade hospitalar. As USAs contam com uma equipe composta por médico intervencionista, enfermeiro e condutor.

Além das 15 novas ambulâncias que estão em operação, há uma reserva técnica com outros quatro novos veículos. Eles ficam em stand-by para serem usados em caso de necessidade, como aumento da demanda ou falha de um veículo em serviço. 

Os critérios  e definições dos tipos de viatura do Samu estão regulamentados pela Portaria 2048/2002 do Ministério da Saúde.

Tecnologia a serviço da população 

A renovação da frota do Samu representa um avanço significativo na qualidade do atendimento prestado à população. As novas ambulâncias, modelo Mercedes-Benz 2025, foram projetadas com foco na eficiência, segurança e conforto ao incorporar tecnologias como assistências de frenagem e estabilidade, que aumentam a segurança durante o transporte, especialmente em situações de emergência. 

Segundo Ana Carolina Sichiroli, coordenadora de Urgência e Emergência do Samu e das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), as ambulâncias contam com estrutura interna aprimorada que favorece a organização dos equipamentos e a agilidade nos atendimentos.

Internamente, as adaptações permitem melhor fixação e disposição de materiais e otimizam o cuidado prestado. Também estão sendo substituídas as mochilas de atendimento. 

Nas Unidades de Serviço Avançado será incorporado o monitor multiparamétrico com capnografia, um recurso tecnológico de ponta que amplia a capacidade de monitoramento e intervenção em situações críticas, elevando a qualidade da assistência pré-hospitalar.

Como inovação adicional será implementado o uso de botons pelos condutores das viaturas, que possibilitam monitoramento em tempo real da forma de condução de veículos. 

“Esses dispositivos fornecem indicadores de desempenho que serão utilizados para qualificar o cuidado prestado, contribuindo para a segurança dos pacientes e a melhoria contínua dos processos assistenciais. As novas viaturas têm um grafismo atualizado, seguindo o novo padrão preconizado pelo Ministério da Saúde. Ele é composto por material altamente refletivo, aliado a um sistema sonoro e de iluminação intermitente de última geração, o que proporcionará mais segurança para as equipes durante os atendimentos, especialmente no período noturno ou em situações de baixa visibilidade. É mais uma conquista que reforça o compromisso da Rede Mário Gatti com a qualidade e a segurança dos serviços de urgência e emergência em Campinas”, ressaltou Ana Sichiroli.


Aumento de atendimentos

Em 2024, o Samu de Campinas realizou 25.842 atendimentos: 4.230 pelas USAs e 21.612 pelas USBs.

Já no período entre janeiro e 6 de maio deste ano foram 13.745 atendimentos pelas ambulâncias, dos quais 2.349 feitos pelas USAs e outros 11.396 realizados pelas USBs. 

A Rede Mário Gatti observa que houve um aumento significativo da assistência. No caso das Unidades de Suporte Avançado, a média de atendimentos mensais foi de 352,5 em 2024, enquanto o dado deste ano indica média de 587,25, um acréscimo de 66%.

Já as Unidades de Suporte Básico tiveram média mensal de 1.801 atendimentos no ano anterior, enquanto em 2025, até  6 de maio, o número foi de 2.849. Um aumento de 58%.


Diretrizes estratégicas

A renovação da frota do Samu está alinhada às diretrizes estratégicas que orientam a estruturação e o planejamento da Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar. Elas preveem a garantia da segurança e qualidade no atendimento em saúde hospitalar e pré-hospitalar, além da modernização da infraestrutura, a ambiência e os processos dos serviços de saúde que compõem a rede, incluindo também hospitais e UPAs.

 

Foto: Prefeitura de Campinas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Buscar no Portal Veloz