Portal Veloz

O clima em Limeira

Localizando...

Velocidade do Vento

Umidade do Ar

Preso em Novo Hamburgo por planejar ataque em show no RJ é solto após pagar fiança

Foi solto após pagar fiança o homem preso em flagrante no sábado (3) em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, acusado de liderar um grupo extremista que planejava um atentado com explosivos durante o show da cantora Lady Gaga, realizado no final de semana, na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Conforme o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), o pagamento foi arbitrado pela Polícia Civil.

A operação que levou à prisão do suspeito, foi coordenada pelo Ministério da Justiça e também cumpriu mandado em São Sebastião do Caí, além de ações simultâneas em outros estados. Segundo a Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCERJ), o gaúcho é apontado como o principal articulador do grupo, responsável por recrutar membros para executar os ataques.

Os alvos seriam crianças, adolescentes e o público LGBTQIA+ presente no evento, segundo as investigações. O plano incluía o uso de explosivos improvisados e coquetéis molotov, em uma ação considerada um “desafio coletivo”. A operação, batizada de Fake Monsters, mobilizou forças de segurança do RS, SP, RJ e MT, e apreendeu celulares, notebooks, videogames e até uma arma de fogo com o suspeito detido em Novo Hamburgo.

Durante coletiva no domingo, o secretário de Polícia Civil do Rio, Felipe Curi, afirmou que a operação evitou um ataque terrorista e confirmou que a investigação vinha sendo mantida em sigilo para evitar pânico entre o público. “O título da investigação é terrorismo. Eles estavam se articulando para fazer esse ataque. Conseguimos os mandados junto ao Poder Judiciário, num trabalho silencioso, discreto, que não criou nenhum pânico na população. Foi uma operação que impediu que um mal muito maior fosse executado”, declarou o secretário.

Curi revelou, ainda que os investigados promoviam discursos de ódio, automutilação, pedofilia e incitação à violência em redes sociais. Um adolescente de 16 anos, morador de São Vicente (SP), admitiu ser responsável por perfis que espalhavam mensagens extremistas, mas negou ligação com o plano relacionado ao show. Ele foi liberado na presença do pai.

Outro suspeito, de 44 anos, morador de Macaé (RJ), chegou a afirmar online que mataria uma criança ao vivo durante o show. Segundo a Polícia, ele está sendo investigado por incitação ao crime e terrorismo, mas preliminarmente não teria vínculo direto com o grupo que planejava os atentados a bomba.

A apresentação gratuita de Lady Gaga reuniu 2,1 milhões de pessoas na orla de Copacabana, segundo o governo do Rio. Para garantir a segurança, o evento contou com cerca de 3,3 mil policiais militares e teve 251 objetos perfurocortantes apreendidos nas revistas.

Apesar da gravidade das acusações, o nome do suspeito gaúcho não foi divulgado. A Polícia Civil do Rio mantém sob sigilo a identidade dos envolvidos. As investigações continuam.

 

Fonte: R7

Foto: Polícia Civil RJ / CP

GCM de Limeira recolhe motocicleta com escapamento irregular no Jardim Marajoara

A medição do ruído atingiu 114,5 decibéis, valor muito acima do permitido pelas normas de trânsito  Durante patrulhamento no Jardim Marajoara, em Limeira, agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) recolheram uma motocicleta de alta cilindrada após constatarem perturbação do sossego público. O caso aconteceu na Avenida Pedro Perissotto, onde moradores já haviam feito diversas reclamações sobre o barulho excessivo causado pelo veículo.  A equipe da GCM, composta pelos agentes Tenório e o subinspetor Schmidt, se deparou com a motocicleta denunciada e realizou a medição do ruído, que atingiu 114,5 decibéis, valor muito acima do permitido pelas normas de trânsito e ambientais. Diante da infração, foi lavrado um auto de infração de número 525 com base na chamada Lei do Pancadão, que coíbe perturbação do sossego público causada por som automotivo ou escapamentos adulterados.  A motocicleta foi recolhida e encaminhada ao pátio União Resgate. A ação reforça o compromisso da GCM em atender às denúncias da população e manter a ordem pública em bairros residenciais, especialmente em situações que envolvem desrespeito às normas de convivência e segurança urbana. (Renan Isaltino)

Veja mais

Adolescente de 13 anos é esfaqueado por colega dentro de escola estadual em Tejupá (SP)

A estudante autora da agressão foi apreendida e, após a realização de exames cautelares, encaminhada à Fundação Casa  Um adolescente de 13 anos foi esfaqueado por uma colega de 12 anos dentro de uma escola estadual em Tejupá, no interior de São Paulo, na última quinta-feira (08). O caso aconteceu na Escola Estadual Professora Orizena de Souza Elena e gerou grande comoção na comunidade escolar e no município, que tem pouco mais de 4 mil habitantes.  Segundo informações da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), a equipe da escola prestou os primeiros socorros à vítima, acionando o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para realizar o socorro médico. O aluno foi levado ao Hospital Municipal de Piraju, onde permanece internado sob cuidados médicos.  A estudante autora da agressão foi apreendida e, após a realização de exames cautelares, encaminhada à Fundação Casa, onde permanece à disposição da Justiça. O caso foi registrado como lesão corporal na delegacia de Tejupá, que segue com as investigações para apurar as motivações do ataque.  Em nota oficial, a Seduc-SP lamentou o ocorrido e informou que providências foram tomadas imediatamente. A Ronda Escolar e o Conselho Tutelar foram acionados para acompanhamento da situação e apoio às famílias envolvidas.  A Diretoria de Ensino de Piraju e a gestão escolar seguem prestando suporte à vítima e seus familiares. Além disso, um psicólogo do programa Psicólogos nas Escolas foi disponibilizado para atender a comunidade escolar, oferecendo acolhimento emocional e orientação neste momento delicado. (Renan Isaltino) Foto: google street view

Veja mais

Dois são presos em desmonte clandestino no bairro Geada, em Limeira

A ação é resultado de um trabalho de investigação e patrulhamento intensificado da Guarda Civil Municipal (GCM ) de Limeira  Dois indivíduos foram presos na tarde deste sábado (10) durante uma operação da Guarda Civil Municipal (GCM) de Limeira em um desmonte clandestino no bairro Geada. A ação é resultado de um trabalho de investigação e patrulhamento intensificado.  Tudo começou na última terça-feira (07), quando uma motocicleta furtada foi localizada com o auxílio de um rastreador. O veículo havia sido abandonado em uma área verde do bairro Geada. No dia seguinte, quarta-feira (08), outra motocicleta — desta vez furtada em Americana — foi encontrada escondida no mesmo local, o que levantou suspeitas de que a região estava sendo usada para receptação e desmanche de veículos.  A partir daí, a GCM reforçou o patrulhamento no entorno e, neste sábado, conseguiu identificar e flagrar o funcionamento de um desmonte clandestino. No local, dois suspeitos foram detidos e peças de motocicletas foram apreendidas, algumas já parcialmente desmontadas.  O caso foi apresentado no Plantão Policial de Limeira, onde os suspeitos permaneceram à disposição da Justiça. A Polícia Civil deverá investigar se há mais envolvidos no esquema e se o local já vinha sendo usado há mais tempo para práticas ilícitas. (Renan Isaltino)

Veja mais