O agressor foi preso às 20h05, após se render voluntariamente
Um homem armado com uma faca fez um motorista de ônibus refém na noite desta quarta-feira (30), em um terminal localizado na Avenida Luiz Aires, próximo ao Metrô Itaquera, na zona leste de São Paulo. O incidente teve início por volta das 17h40 e mobilizou equipes da Polícia Militar, incluindo o Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE), responsável pela condução das negociações. O agressor foi preso às 20h05, após se render voluntariamente. O motorista foi libertado sem ferimentos.
De acordo com a Polícia Militar, o sequestrador era um ex-cobrador da empresa Express Transportes Urbanos e teria sido demitido há cerca de três meses. Revoltado com a perda do emprego, ele invadiu um ônibus da linha 407L-10 (Barro Branco – Metrô Guilhermina/Esperança) e surpreendeu o motorista no momento em que o veículo era manobrado para iniciar a viagem. O ônibus estava vazio no momento do sequestro e permaneceu atravessado em uma das vias do terminal durante toda a ação.
Segundo o capitão Leonardo Simões Matos, porta-voz da PM, o homem sofreu um surto psicótico desencadeado pela demissão e, após mais de duas horas de diálogo com a equipe do GATE, decidiu se entregar ao ser informado da presença de um advogado no local.
Em nota, o GATE destacou que a rendição ocorreu após “intensas tratativas”, e ressaltou a atuação técnica e coordenada das equipes especializadas, que resultou no resgate seguro do motorista. O agressor foi contido sem a necessidade de uso de força letal.
O suspeito foi conduzido ao distrito policial da região, onde a ocorrência foi registrada. A Polícia Civil vai apurar as circunstâncias do episódio e avaliar se o homem será encaminhado para atendimento médico, diante da suspeita de surto psicológico. (Renan Isaltino)
Foto: reprodução Record