Portal Veloz

O clima em Limeira

Localizando...

Velocidade do Vento

Umidade do Ar

Prefeitura de Sorocaba inaugura o City Tour 2025

Com a proposta de manter sempre viva a história da cidade, por meio de seus pontos turísticos e culturais, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), realizou, com o apoio da Secretaria de Cultura (Secult), Secretaria de Comunicação (Secom) e demais secretarias envolvidas, na tarde deste sábado (26), o ônibus turístico, com passeios gratuitos no City Tour. A volta do programa reuniu cerca de 42 pessoas que conheceram diversos pontos históricos e culturais da cidade.

O ônibus, todo aberto nas laterais e personalizado, partiu do Paco Municipal, no bairro Alto da Boa Vista. Ao longo do trajeto, os participantes contaram com o acompanhamento da guia turística Verena Klan, com a primeira parada na Casa do Turista, no bairro de Santa Rosália, local em que os participantes tiveram a disposição um coffe break, além de saber mais sobre o espaço.

“Com o programa City Tour, conseguimos fomentar, ainda mais, o turismo sorocabano, além de disseminar e manter viva a cultura e a história da nossa cidade”, ressalta o secretário de Turismo, Hudson Pessini.

Já a segunda parada foi no Complexo do Jardim Maylasky, onde está localizada a Estação Ferroviária, o Museu da Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS), o Museu da Estrada de Ferro e o Chalé Francês. Lá, os participantes puderam conhecer mais sobre a história da cidade por meio das ferramentas expostas no museu, bem como fotos e informações sobre o passado de Sorocaba.

“É uma otima oportunidade para conhecer mais sobre a historia da cidade bem como a cultura do municipio. Com isso, também conheço mais Sorocaba, cidade que me acolheu há seis anos e adquiro experiencia na minha área”, relata a guia de turismo, Juliana Hoffmann Rodrigues, de 45 anos.

A terceira parada foi na Praça Cel. Fernando Prestes, onde todos puderam apreciar toda a arquitetura externa da Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Ponte, além de saber mais sobre o busto instalado na praça, em homenagem ao Dr. Braguinha e todos os prédios ao entorno do local.

A profissional de TI, Patricia da Silva Cacciatore, de 54 anos, esteve presente na inauguração do evento. Para ela, ações como essa são muito importantes para conhecer mais sobre a cidade. “Moro em Sorocaba há dois anos e meio e achei ótima a ideia do City Tour. O Poder Público Municipal está de parabéns pela iniciativa “, disse.

O ônibus turístico também passou por outros endereços históricos, como: Avenida Pereira da Silva, Praça Pio XII, Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS), Museu da Estrada de Ferro, Palacete Scarpa, antiga Fábrica Cianê, Rio Supiriri, Shopping Sorocaba (antiga Feira Agropecuária de Sorocaba), em frente à Escola Estadual “Júlio Prestes de Albuquerque” (Estadão), Escola Municipal “Getúlio Vargas”, Praça Nove de Julho, Praça Frei Baraúna, Mosteiro de São Bento, Praça Dr. Arthur Fajardo, Avenida São Paulo e retornando ao Paço Municipal.

Sobre o City Tour

O City Tour é realizado sempre aos sábados, às 14h, e aos domingos, ou também em feriados, às 9h. O passeio tem a duração de aproximadamente três horas e são 36 vagas disponíveis em cada um deles, sendo uma para cadeirante.

As inscrições on-line aos interessados estão disponíveis sempre às segundas-feiras, totalmente gratuita, pelo Portal da Prefeitura, ou diretamente pelo link: https://survey.sorocaba.sp.gov.br/index.php/277234. O ponto de partida e de chegada é o Paço Municipal, localizado na Av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes, número 2.945, no Alto da Boa Vista.

 

Foto: Prefeitura de Sorocaba

Alunos da APAE de Americana recebem ação de prevenção em saúde bucal

A equipe de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Americana promoveu, entre os dias 22 e 25 de abril, uma ação educativa e preventiva junto aos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município. A iniciativa incluiu palestras com demonstrações práticas, utilizando macro modelos para orientar sobre a correta higiene bucal. Ao longo das atividades, foram avaliados 183 alunos e demais usuários dos programas da instituição, como a Escola de Educação Especializada, o PHR-Ser Viver e o Centro Dia. “A promoção da saúde começa com a informação e a prevenção, especialmente quando falamos de públicos que merecem atenção diferenciada, como os alunos da APAE. Essa parceria reforça o compromisso da nossa equipe em oferecer um atendimento humanizado e de qualidade, garantindo que mais pessoas tenham acesso à saúde bucal e a um tratamento adequado”, afirmou a diretora da Unidade de Serviços de Saúde Básica e Preventiva, Simone Maciel. Após as avaliações, 81 pessoas foram encaminhadas para tratamento no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que conta com profissionais habilitados para atender pessoas com deficiência. “Nosso objetivo é não apenas tratar, mas principalmente educar para a saúde bucal. O uso de macro modelos torna a orientação mais visual e acessível para os alunos. A identificação precoce de problemas bucais permite um tratamento mais eficaz e melhora significativamente a qualidade de vida dos pacientes”, destacou a coordenadora da equipe de Saúde Bucal, Claudia Borelli. Para facilitar o acesso ao tratamento, os pais ou responsáveis receberam um encaminhamento impresso com o telefone do CEO, orientando-os a agendar as consultas diretamente com os dentistas especialistas. “A saúde bucal impacta diretamente o bem-estar e o desenvolvimento dos nossos alunos. Ter uma equipe especializada, que entende as necessidades específicas de cada um, faz toda a diferença. Agradecemos essa ação tão cuidadosa e necessária, que certamente trará grandes benefícios para nossos usuários”, declarou a coordenadora pedagógica da APAE, Giovana Rodrigues Pereira. A ação reforça o compromisso da Prefeitura de Americana com a inclusão, a saúde preventiva e a atenção especializada à população.   Foto: Prefeitura de Americana

Veja mais

Brasileira está entre as vítimas de atropelamento no Canadá

Um motorista atropelou, em Vancouver, Canadá, mais de 30 pessoas, matando 11. Entre os mortos está a brasileira Kira Salim, de 34 anos. O motorista, Kai-Ji Adam Lo, 30 anos, tem antecedentes policiais e problemas de saúde mental, segundo autoridades policiais canadenses. O motorista teria jogado o carro em alta velocidade contra bancas de comida durante o festival filipino Lapu Lapu Day, que costuma atrair multidões. Isso teria ocorrido na noite de sábado (26) por volta das 20h, no horário local – zero hora de domingo, no horário de Brasília. De acordo com o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, não há qualquer “ameaça ativa aos canadenses”, o que levou a polícia a descartar, pelo menos inicialmente, alguma relação entre Kai-Ji Adam Lo e grupos terroristas. Em Brasília, o Itamaraty informou ter recebido “com profunda tristeza e consternação”, a notícia do incidente ocorrido durante as celebrações do festival filipino Lapu Lapu Day. Em nota, expressou “profundas condolências às famílias das vítimas” e desejou “rápida e plena recuperação” a todos os feridos. “Confirmamos a morte de pessoa de nacionalidade brasileira no incidente ocorrido no Canadá. O Consulado-Geral do Brasil em Vancouver está em contato com a família da vítima e presta a assistência consular cabível”, informou a diplomacia brasileira ao ressaltar que, por questões legais, não fornece informações pessoais de cidadãos brasileiros. Vítima nasceu no Rio Kira Salim nasceu no Rio de Janeiro. Sua mãe é argentina e seu pai é natural do Rio Grande do Sul. Ela é formada em música pela Unirio e com mestrado na Espanha. A mudança para o Canadá foi em 2022 para acompanhar o marido. A musicista tinha registro de conselheira clínica e, desde 2024, atuava como conselheira escolar na Fraser River Middle School, cidade localizada em New Westminster. Nas redes sociais, ela dizia que sua missão era “facilitar e orientar jovens e comunidades marginalizadas para prosperarem em suas vidas”. *Com informações da Reuters     Fonte: Agência Brasil Foto: Reuters/Carlos Allegri

Veja mais

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,55%

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – considerado a inflação oficial do país – passou de 5,57% para 5,55% este ano. A estimativa está no Boletim Focus desta terça-feira (22), pesquisa divulgada semanalmente, em Brasília, pelo Banco Central (BC) com a expectativa de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos. Para 2026, a projeção da inflação variou de 4,5% para 4,51%. Para 2027 e 2028, as previsões são de 4% e 3,78%, respectivamente. A estimativa para 2025 está acima do teto da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. Definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta é de 3%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,5% e o superior 4,5%. Em março, a inflação fechou em 0,56%, pressionada principalmente pelos preços dos alimentos, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar dessa pressão, o IPCA perdeu força em relação a fevereiro, quando marcou 1,31%. No acumulado em 12 meses, a inflação soma 5,48%. Juros básicos Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, definida em 14,25% ao ano. A alta do preço dos alimentos e da energia e as incertezas em torno da economia global fizeram o BC aumentar mais uma vez os juros em um ponto percentual na última reunião, em março, o quinto aumento seguido da Selic em um ciclo de contração na política monetária. Em comunicado, o Copom informou que a economia brasileira está aquecida, apesar de sinais de moderação na expansão. Segundo o BC, a inflação cheia e os núcleos – medida que exclui preços mais voláteis, como alimentos e energia – continuam em alta. O órgão alertou que existe o risco de que a inflação de serviços permaneça alta e informou que continuará a monitorar a política econômica do governo. Em relação às próximas reuniões, o Copom informou que elevará a taxa Selic “em menor magnitude” na reunião de maio e não deixou pistas para o que acontecerá depois disso. Até dezembro próximo, a estimativa do mercado financeiro é que a taxa básica suba para 15% ao ano. Para 2026, 2027 e 2028, a previsão é que ela seja reduzida para 12,5% ao ano, 10,5% ao ano e 10% ao ano, respectivamente. Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros a finalidade é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Mas, além da Selic, os bancos consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas. Assim, taxas mais altas também podem dificultar a expansão da economia. Quando a taxa Selic é reduzida a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação e estimulando a atividade econômica. PIB e câmbio A projeção das instituições financeiras para o crescimento da economia brasileira este ano permanece em 2%. Para 2026, a projeção para o Produto Interno Bruto (PIB – a soma dos bens e serviços produzidos no país) também ficou em 1,7%. Para 2027 e 2028, o mercado financeiro estima expansão do PIB em 2%, para os dois anos. Em 2024, a economia brasileira cresceu 3,4%. O resultado representa o quarto ano seguido de crescimento, sendo a maior expansão desde 2021 quando o PIB alcançou 4,8%. A previsão da cotação do dólar está em R$ 5,90 para o fim deste ano. No fim de 2026, estima-se que a moeda norte-americana fique em R$ 5,95.   Fonte: Agência Brasil Foto:

Veja mais