Você sabia que uma das atrações da 30ª edição da Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação), em Ribeirão Preto, tem sua origem na região de Campinas? Com o objetivo de diversificar a produção agrícola e aumentar a rentabilidade de pequenos e médios produtores, a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, promove, desde 2018, o Projeto Frutas Vermelhas SP. A iniciativa incentiva o cultivo de amora, framboesa e mirtilo, conhecidas comercialmente como frutas vermelhas, em diferentes regiões paulistas, especialmente no entorno de Campinas.
O projeto surgiu a partir da demanda dos próprios produtores rurais atendidos pela CATI Regional Campinas, que buscavam diversificar suas culturas e agregar valor a propriedades que já cultivavam goiaba, uva e morango.
Atualmente, a região conta com 43 produtores cadastrados no estado de São Paulo, muitos dos quais já comercializam sua produção e atendem à crescente demanda por frutas vermelhas nos grandes centros urbanos. Segundo Rodrigo Baccan, engenheiro agrônomo e diretor da CATI Regional Campinas, a localização estratégica da região facilita a distribuição. “A demanda por essas frutas é crescente e os nossos produtores estão localizados próximos a dois grandes centros consumidores: Campinas e São Paulo. Isso facilita muito a comercialização da colheita”, explica.
Desde 2024, a CATI também passou a oferecer mudas de mirtilo e framboesa de alta qualidade e com preços atrativos, incentivando novos produtores a entrarem no mercado.

APOIO AOS PRODUTORES
A CATI oferece, aos produtores, suporte técnico gratuito em todas as etapas da cadeia produtiva, desde o plantio até a comercialização. A instituição também promove cursos, encontros técnicos e eventos que reúnem agricultores de todo o estado — e até de outras regiões do Brasil — para troca de experiências e capacitação prática.
AGRISHOW 2025
De 28 de abril a 2 de maio, durante a Agrishow 2025, a CATI estará presente em um espaço dedicado à apresentação de suas ações. No local, os visitantes poderão conhecer de perto os programas e projetos desenvolvidos pela instituição e esclarecer dúvidas com a equipe técnica. As ações da CATI promovem o desenvolvimento rural sustentável, respeitando os aspectos ambientais, econômicos e sociais, fortalecendo cadeias produtivas, gerando renda, criando empregos e melhorando a qualidade de vida dos agricultores e suas famílias.