Portal Veloz

Plantio de mais de 6 mil mudas recupera área degradada próxima ao Aeroporto de Viracopos em Campinas

A Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Seclimas) de Campinas realizou, nesta terça-feira, 8 de abril, uma vistoria técnica em uma área de 40.530 m² onde foram plantadas 6.755 mudas de espécies nativas da região. O plantio aconteceu em uma fazenda próxima ao Jardim Campo Belo, nas proximidades do Aeroporto de Viracopos, e integra a compensação ambiental de diversos empreendimentos imobiliários da cidade, por meio dos Termos de Compromisso Ambiental (TCA).

A área está localizada em uma região estratégica do ponto de vista ambiental, abrangendo as microbacias do Ribeirão Viracopos e do trecho Leste do Rio Capivari. A região é classificada como prioritária no Plano Municipal de Recursos Hídricos (PMRH), sendo considerada Zona de Proteção e Recuperação de Mananciais Superficiais e área de Proteção de Mananciais de Abastecimento de Indaiatuba.

Segundo a Seclimas, a maior parte da área plantada era ocupada por pastagens e estava em processo de degradação. Com a ação, o local está sendo restaurado com vegetação nativa, incluindo espécies como ipês, guapuruvus, ingás e aroeira-pimenteira. A área inclui também Áreas de Preservação Permanente (APPs), como as margens do Ribeirão Viracopos e de um afluente do Rio Capivari.

Para o secretário da pasta, Braz Adegas Júnior, a recuperação dessas áreas tem impacto direto na qualidade de vida da população. “Esse tipo de intervenção ambiental entrega uma série de serviços ecossistêmicos, como o sequestro de carbono, a purificação do ar, a moderação de eventos climáticos extremos e o equilíbrio do ciclo hidrológico. Além disso, contribui para a redução de enchentes, controle da erosão, fertilidade do solo, manutenção da biodiversidade, proteção contra a radiação solar ultravioleta e até o controle de vetores de doenças”, afirmou.

A ação é parte do compromisso do município com a sustentabilidade e a resiliência climática, promovendo a recuperação de ecossistemas e a proteção dos recursos hídricos.

 

Foto: Prefeitura de Campinas

×

Buscar no Portal Veloz