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Prefeitura de Americana orienta contribuintes sobre destinação do Imposto de Renda para ações sociais; veja

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, orienta os contribuintes sobre a possibilidade de destinar parte do Imposto de Renda (IR) a projetos sociais voltados a crianças, adolescentes e pessoas idosas no município. O prazo para realizar a doação vai até 30 de maio, data limite para a entrega da declaração do IR.

A campanha “Faça seu leão proteger nossas crianças e adolescentes”, promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), disponibiliza no site da Prefeitura (americana.sp.gov.br) um boleto bancário para doação ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA).

Também é possível doar via depósito ou transferência para o Banco do Brasil (Agência 0319-0 / Conta Corrente 76760-3). Nesses casos, é necessário enviar o comprovante ao CMDCA.

Outra opção é realizar a doação diretamente na Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda, pelo próprio sistema da Receita Federal. O programa emite um DARF com o código de receita 3351, no valor informado pelo contribuinte. A Receita realiza o repasse diretamente ao fundo indicado.

Contribuintes pessoa física que utilizam o modelo completo da declaração podem destinar até 6% do imposto devido. Já empresas que apuram o IR com base no lucro real podem deduzir até 1% das contribuições.

Para a população idosa, o Conselho Municipal da Pessoa Idosa (COMID) promove a campanha “Seu imposto pode render cidadania”, incentivando a destinação de recursos ao Fundo Municipal do Idoso (FMI) – CNPJ 18.415.491/0001-05. Ao indicar essa opção, o sistema também gera um DARF, que deve ser pago até 31 de maio.

Pessoas físicas podem destinar até 6% do IR devido, sendo possível dividir esse valor entre os dois fundos (3% para cada). Na declaração, também é possível optar diretamente pela destinação de até 3% ao FMI.

As pessoas jurídicas que apuram com base no lucro real podem doar até 2%, sendo 1% para cada fundo. A doação pode ser feita durante o ano-base da apuração.

Os repasses podem ser realizados por boleto bancário, depósito ou Pix. As chaves são os CNPJs dos respectivos fundos:

FMDCA: 18.475.932/0001-56

FMI: 18.415.491/0001-05

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Juliani Hellen Munhoz Fernandes, reforça a importância da iniciativa. “É uma forma de direcionar recursos para os projetos sociais desenvolvidos no município, garantindo a continuidade das ações voltadas às crianças, adolescentes e idosos. É muito importante que os contribuintes aproveitem este período de declaração para fazer essa escolha consciente”, destacou.

Espetáculo “A Paixão de Cristo” reúne grande público no Parque dos Espanhóis em Sorocaba

A noite de Sexta-feira Santa, dia 18 de abril, foi marcada pela presença de cerca de oito mil pessoas, segundo a organizadora do evento, Casa España Sorocaba, que conferiram o espetáculo “A Paixão de Cristo”, no Parque dos Espanhóis, na Vila Assis. Este ano, a tradicional apresentação trouxe o tema “A dor de uma Mãe: Paixão de Cristo pelos olhos de Maria”, com direção de Alexandro Giovanni, presidente da Casa de España Sorocaba “Dom Felipe II”, e direção artística de Mario Pérsico, contando com a participação de cerca de 120 pessoas na produção. Realizado pela Casa de España Sorocaba, com apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult) e da Paróquia São Francisco de Assis, da Vila Assis, o espetáculo revive episódios marcantes da vida de Jesus Cristo, sua morte e ressurreição, em uma encenação única e emocionante, que faz parte do calendário de eventos oficiais da cidade, por meio da Lei Municipal nº 8.222, de 16 de julho de 2007. Prestigiaram o evento na Vila Assis, compondo a frente de autoridades, o prefeito Rodrigo Manga; os secretários municipais, Luiz Antonio Zamuner (Cultura) e Lucas Pedrozo (Comunicação); o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; o vereador, Fernando Dini; o deputado estadual, Vitão do Cachorrão; além do diretor do evento, Alexandro Giovanni, e do Padre Fernando Giuli, da Paróquia São Francisco de Assis. Na ocasião, o prefeito Rodrigo Manga entregou ao diretor do evento e ao padre da Paróquia votos de congratulações em nome do município, para parabenizar as atividades realizadas na comunidade. “Essa é uma homenagem aos responsáveis por essa comemoração religiosa importantíssima para a nossa cidade. Essa data nos proporciona momentos de reflexão e expressão de fé, que merece o reconhecimento do Poder Público”, destacou o prefeito. “Agradecemos a presença de todos e o apoio da Secult à nossa organização para que o espetáculo acontecesse”, destacou Alexandre Giovani, diretor da encenação “A dor de uma Mãe: Paixão de Cristo pelos olhos de Maria”, que apresentou momentos emblemáticos da vida de Jesus, com a apresentação de 12 cenas: Anunciação do anjo à Maria; Nascimento de Jesus; Batismo; Milagres; Sermão da Montanha; Entrada triunfal de Jesus em Jerusalém; Santa Ceia; Lava-pés; Traição de Judas; Horto das Oliveiras (Prisão de Jesus); Julgamento e Condenação. Após a encenação no Parque dos Espanhóis, houve a Via Crucis, que percorreu as ruas do bairro, ao lado dos artistas, com a encenação do flagelo de Jesus. Essa etapa mostra todo o calvário vivido por Cristo, carregando a cruz até a sua crucificação, martírio, sepultamento e ressurreição, ponto alto de toda a apresentação que aconteceu no Morro do Garrido. O momento também atraiu público de outras cidades, como Jocimara Varallavo e Gabriel Varallavo, que são de Votorantim (SP) e estiveram presentes com a bebê Lorena. Jocimara, já acompanhou a encenação em anos anteriores, já Gabriel, conferiu ao vivo pela primeira vez. “É muito bom poder acompanhar de perto, ficamos muito felizes em participar”, garantiu. A realização do espetáculo e toda a parte da Via Crucis contaram, ainda, com o apoio da Secretaria de Mobilidade (Semob), da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar (PM).

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Equador em “alerta máximo” por relatório sobre plano de assassinato de Noboa

O Equador está em “alerta máximo”, afirmou neste sábado (19) o governo, após a divulgação de um relatório do serviço de inteligência com a advertência sobre uma suposta tentativa de assassinato contra o presidente reeleito Daniel Noboa. Um relatório do Comando Conjunto das Forças Armadas, com data de 17 de abril e assinado pelo coronel do Exército Rolando Proaño, afirma que após a reeleição de Noboa no fim de semana passado, “começaram os deslocamentos de assassinos de aluguel do México e outros países para o Equador, com a finalidade de realizar atentados terroristas contra o Presidente da República” e seus funcionários mais próximos. Noboa terá um novo mandato até 2029 após vencer, no segundo turno, a esquerdista Luisa González, que não reconhece a derrota. “Condenamos e repudiamos energicamente qualquer tentativa de atentar contra a vida do senhor Presidente da República, autoridades do Estado e funcionários públicos”, afirmou o Ministério do Governo em um comunicado divulgado neste sábado, horas após a divulgação do documento militar nas redes sociais. O relatório adverte sobre “o planejamento de possíveis atentados terroristas” em infraestruturas rodoviárias, bancos e instituições do Estado. Também menciona a realização de protestos “violentos” no país e recomenda reforçar o esquema de segurança do chefe de Estado. “O Estado está em alerta máximo”, afirmou o Ministério do Governo em seu comunicado. “As Forças Armadas, a Polícia Nacional e os organismos de inteligência estão trabalhando de forma articulada para neutralizar qualquer ameaça”. O governo de Noboa responsabilizou “estruturas criminosas, em conluio com setores políticos derrotados nas urnas” pelo suposto plano de assassinato, sem revelar detalhes ou nomes. Os governos esquerdistas de Gustavo Petro na Colômbia e Claudia Sheinbaum no México se abstêm de reconhecer a vitória de Noboa após as acusações de fraude de González, descartadas por observadores da União Europeia e da Organização dos Estados Americanos. O México rompeu relações com o Equador em abril do ano passado, quando Noboa ordenou a invasão da embaixada do país em Quito para capturar o ex-vice-presidente Jorge Glas, condenado por peculato e que estava asilado na representação diplomática. Antes considerado um símbolo de paz em uma região conflituosa, o Equador atualmente é cenário de uma guerra territorial entre narcotraficantes e grupos mafiosos internacionais. Noboa, que em 2024 declarou o país em conflito armado interno, busca enfrentar a violência criminosa com uma política de linha dura para a qual busca o apoio de países aliados.   Fonte: R7 Foto: Rodrigo Buendia / AFP

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Chineses viralizam ao afirmar que marcas de luxo vendem bolsas fabricadas por eles

Conforme a Casa Branca anunciou na última terça-feira (15), as taxas sobre produtos chineses exportados para os EUA agora podem chegar a 245%. Descontentes com a situação e temorosos em relação ao impacto que a guerra tarifária de Donald Trump pode causar, empresários da indústria têxtil chinesa resolveram expor no TikTok uma suposta farsa na cadeia de produção das grifes de luxo e a diferença de preço entre os produtos com e sem etiqueta. Alegando que fornecem bolsas para famosas casas de moda, os fabricantes afirmam que os itens que levam etiquetas “Made in Italy” ou “Made in France”, na verdade, são desenvolvidos na China, onde os preços dos acessórios ficam muito mais em conta. Segundo eles, modelos que custam cerca de R$ 8 mil para serem produzidos, chegam a ser vendidos por aproximadamente R$ 200 mil na Terra do Tio Sam. “Este estoque é o que sobra da produção de bolsas para marcas de luxo europeias, mas, graças às tarifas de Trump, não posso mais exportar para os EUA”, afirma um dos comerciantes enquanto passeia por um armazém cheio de bolsas. “Durante décadas, o Ocidente chamou o ‘Made in China’ de barato, enquanto nós, silenciosamente, criávamos suas bolsas de US$ 20 mil ‘Made in Italy’”, complementa. Veja no TikTok! Os vídeos, é claro, chegaram como uma bomba na plataforma, onde as publicações atingiam milhões de visualizações antes de serem derrubadas. Muitos dos conteúdos eram acompanhados de links, oferecendo aos usuários a oportunidade de comprar as peças “sem etiqueta”. “Mais de 90% do preço de uma bolsa de luxo está no logo. Se você não liga para a marca, pode comprar o mesmo produto conosco por muito menos”, promovia um fornecedor que teve sua conta banida. Ainda que muitos espectadores não tenham dado credibilidade às “denúncias”, centenas de consumidores começaram a questionar a autenticidade dos produtos e seu verdadeiro valor. Enquanto isso, grifes centenárias correram para a internet no intuito de desmentir as informações, afirmando repetidamente que não fabricam produtos na China e que protegem rigorosamente suas cadeias de produção. A Hermès é uma das etiquetas que defende veementemente que suas peças são produzidas 100% na França – Divulgação/Hermès No entanto, a verdade é que a União Europeia autoriza que uma mercadoria seja etiquetada com “Feito na França” ou “Feito na Itália” mesmo que só o acabamento seja realizado nestes países. Não é uma prática ilegal. Ainda que os empresários estejam blefando ou fazendo falsas afirmações, as dúvidas que tais publicações despertam são válidas. Onde os itens de luxo são realmente feitos? A tão famigerada qualidade dos produtos é real ou não passa de um artifício de marketing? A transparência das grifes em relação ao seu processo de produção é suficiente? Quanto é o custo de produção? Qual a margem de lucro? Em um mundo com recursos cada vez mais escassos, ainda há espaço para esse tipo de exploração? Enquanto tantas reflexões ganham espaço nas redes sociais, as etiquetas agora se perguntam como vão superar o baque da guerra tarifária e da “Trade War TikTok”, como ficou conhecida a onda de vídeos expondo as grandes marcas. O momento é delicado. Na segunda-feira (14), o grupo LVMH, dono de marcas como Louis Vuitton, Dior, Fendi, Givenchy e Celine, divulgou que as vendas de roupas e artigos de couro caíram 5% no primeiro trimestre. Agora, com a credibilidade das etiquetas abalada, a recuperação será ainda mais difícil. “Não subestime o que isso pode significar para o luxo”, escreveu o especialista em marketing Fabio Becheri em uma publicação no LinkedIn. “Esses vídeos podem parecer apenas ruído, mas a narrativa que eles estão promovendo pode, discretamente, remodelar a forma como as pessoas percebem valor, origem e autenticidade”, defende.   Fonte: R7 Foto: Reprodução/Instagram

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